Por que existe tanta desconfiança das vacinas no Brasil? | Coluna

A imunização das crianças erradicou a poliomelite do Brasil, mas as dúvidas colocadas sobre a vacina podem permitir que a doença volte. Veja.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A poliomielite pode voltar a afetar as crianças brasileiras se a vacinação contra a doença continuar baixa.

 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) conduziu o Brasil a posição de um dos países que mais distribui vacinas gratuitamente para sua população. Porém, esse cenário vem mudando. As dificuldades do sistema público de saúde, a falta de investimento em campanhas de vacinação no atual governo e, principalmente, as desconfianças descabidas em relação aos efeitos da vacina fizeram com que a procura por imunização caísse muito.

Neste vídeo, o dr. Drauzio alerta para o risco do Brasil vivenciar a volta da poliomielite, doença que provoca paralisia infantil e ainda não alcançou nem 70% da cobertura vacinal esperada. Saiba mais e não deixe de levar as crianças para vacinar.

 

Veja também: Por que antivacinas optam por não imunizar seus filhos?

Veja mais

Sair da versão mobile