Não dá pra parar de fumar sem sofrer

No TikTok, o dr. Drauzio dá dicas de como parar de fumar. Conheça a história do médico com o cigarro e faça parte você também.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Nesta coluna opinativa, o dr. Drauzio conta a história de como ficou viciado em nicotina.

 

O dr. Drauzio lembra que, quando jovem, era muito tímido. Por não saber o que fazer com as mãos em ocasiões sociais, encontrou no cigarro a solução para o problema. Na época, fumar era moda e as propagandas só reforçavam isso. Ninguém sabia o quão mal a nicotina fazia.

Hoje, essas informações estão disponíveis a todos. A nicotina é a droga que mais vicia, e quem para de fumar não se arrepende. Para ajudar nesse processo, o dr. Drauzio convida todos a participarem da campanha #PareDeFumarComODraw que está acontecendo no TikTok durante todo o mês de agosto. Vai lá assistir!

Não pode assistir agora? Acompanhe a transcrição a seguir:

Ó, vou contar pra vocês uma história. É a história de como eu fiquei dependente de nicotina.

Eu tinha 17 anos, era muito tímido. Eu ia nas festas, nas reuniões, eu não sabia o que fazer com as mãos. Punha a mão no bolso, depois nos dois bolsos, aí eu cruzava os braços, aí eu ficava com a mão solta, mas era desengonçado. E aí o cigarro resolvia esse problema. As propagandas na televisão mostravam aquelas mulheres lindas, aqueles homens maduros, másculos, né, que andavam a cavalo, que não sei quê, e viviam cercados das mulheres mais bonitas. Eu achei que o cigarro resolvia aquele problema, e, o mais importante, a gente não sabia que fazia mal. Não é porque a gente era ignorante é porque a indústria proibia a divulgação do que a ciência já sabia em relação ao cigarro, que dava câncer, que dava problemas pulmonares graves, como acontece hoje com o cigarro eletrônico. Essa meninada que começa a fumar o cigarro eletrônico também não foi informada de que o que ela está fumando ali é nicotina em doses muito altas. E a nicotina é a droga que mais vicia, é a que causa mais dependência mais rapidamente.

Olha, eu tenho 33 anos atendendo em cadeia, em contato com uma multidão de pessoas presas, que fumam crack. Eles vão pra cadeia, as cadeias de São Paulo não têm crack, param com o crack, mas não param com o cigarro. Quando você pergunta pra eles: “O que é mais difícil largar, o crack ou o cigarro?” Eles são unânimes, todos dizem que é o cigarro. Nunca ouvi uma resposta em contrário.

Então, nós estamos diante de uma droga que causa dependência, e uma dependência feroz, que dá crises de abstinência em minutos, em minutos. Nenhuma outra droga faz você, depois de 20, 30 minutos, de repente, ficar louco pra usá-la, como a nicotina faz.

Não é fácil ficar livre, especialmente porque a gente quer parar, mas não quer sofrer. Não quer sofrer o quê? As crises de abstinência, a ansiedade que a crise de abstinência dá. Se você quer parar de fumar, você tem que se esforçar muito, tem que procurar ajuda sempre que possível.

Nós estamos fazendo no TikTok, no mês de agosto, uma campanha pra aqueles que querem parar de fumar, tentando discutir quais são os problemas, quais as dificuldades que cada um está enfrentando.

Vale a pena parar de fumar. Vocês nunca vão encontrar na vida um ex-fumante arrependido. Vocês encontram fumante arrependido: “Ah, eu não devia ter fumado. Olha a minha situação agora, como eu tô mal”. Mas um ex-fumante que diga: “Olha, eu parei de fumar dez, vinte anos atrás, mas eu tô arrependido, eu devia ter continuado a fumar.”

Para! Vamos tentar te ajudar no TikTok.

Veja também: Cigarro eletrônico ajuda a parar de fumar? | Coluna

 

Veja mais

Sair da versão mobile