Dor exagerada pode ser endometriose

A dor forte durante a menstruação é um dos principais sintomas da endometriose. Em caso de suspeita, é preciso investigar.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Endometriose não é doença da moda. Sintomas como cólicas e dor durante o ato sexual devem ser investigados.

 

Antigamente, os médicos não faziam o diagnóstico de endometriose. A dor no baixo ventre, especialmente durante a menstruação, era menosprezada e vista como uma queixa psicológica da mulher. Hoje, já se sabe que a doença existe, é uma das grandes causas de infertilidade e exige tratamento.

Neste vídeo, o dr. Drauzio explica o que é a endometriose e como o diagnóstico pode ser feito. Assista!

“Hoje, eu quero falar sobre endometriose. Aí, tem gente que diz: “Ah, isso aí, no passado, ninguém sofria de endometriose. Agora, todas essas mocinhas, aí, 30 anos, 20 anos, tudo com endometriose. É uma moda.” Quem fala isso tá falando uma grande besteira.

No passado, realmente não havia ninguém reclamando de endometriose porque os médicos não faziam o diagnóstico. As mulheres sofriam tinham dores horríveis, geralmente no baixo ventre, aqui, e, na época das menstruações, essas dores ficavam muito fortes, e elas aguentavam a dor sozinhas porque, quando reclamavam, o que é que os outros diziam? “Mulher é assim mesmo. Isso é coisa de mulher.” A tendência sempre foi menosprezar o sofrimento das mulheres.

Qual é o problema da endometriose, como é que ela se forma? Olha, o útero tem uma forma de uma pera, assim, não é? Na gravidez, o que acontece com ele? Ele dilata, né, vai se expandindo porque tem que caber uma criança, né. Essa camada interna que reveste o útero é o endométrio. Esse endométrio cresce ali. Na hora da menstruação, ele desaba e acontece o sangramento, para de sangrar, acabou. O ciclo vai ser repetido dali a quatro semanas. Muito bem.

No caso da endometriose, as células que revestem essa camada interna do útero, que é o endométrio, por alguma razão acabam crescendo na cavidade abdominal. Alguns dizem que elas, em vez de desabarem na menstruação, elas sobem pelas tubas e vão cair na cavidade. Mas a gente sabe que não é tão simples, há mecanismos imunológicos, há um processo inflamatório associado a essa alteração.

É um mecanismo complexo, com certeza, mas a realidade a gente sabe qual é: essas células vão crescer fora do útero, na cavidade abdominal. Onde? Nas tubas, que ligam pro ovário, no ovário, na parede externa do útero e nas alças intestinais, que estão todas em contato ali, na parede da bexiga. Elas podem crescer teoricamente em qualquer lugar.

O que as caracteriza? No período menstrual, uma dor muito forte. Por que que não se fazia o diagnóstico? Primeiro, porque não existia ultrassom. Como é que você vai diagnosticar a presença de um nódulo pequeno dentro da cavidade abdominal? Segundo, porque, quando o ultrassom foi descoberto e passou a ser utilizado de rotina, no ultrassom feito na rotina, esses nódulos de endometriose não aparecem na maioria dos casos.

Então, olha a situação que fica a mulher. Ela tem uma dor forte, dessas de correr pro pronto socorro pra tomar uma injeção pra que um analgésico mais potente tire a dor. Aí, o que eles fazem? Pedem um ultrassom de rotina e não veem nada e aí, não veem nada e começa a conversa de: “Ah, você tá muito nervosa, você tá vivendo um problema familiar”. Não é psicológico isso, é dor, e dor forte.

Pra fazer o diagnóstico, o que precisa? Primeiro, os médicos pensarem na endometriose. Toda mulher que tem uma dor exageradamente forte durante a menstruação, a primeira suspeita tem que ser endometriose. Endometriose é causa de um grande número de casos de infertilidade. A mulher não consegue engravidar, não consegue, quando você vai ver, a responsabilidade é da endometriose.

Como é que a gente tem que agir nesses casos? Se o ultrassom de rotina, esse que é feito um atrás do outro nos centros hospitalares ou, enfim, nos ambulatórios, o ultrassom de rotina não diagnosticou, deve ser feito um ultrassom especializado. Esse ultrassom especializado envolve uma pequena lavagem intestinal pra deixar o intestino vazio, pelo menos na parte mais terminal, vazio pra não atrapalhar a visualização na cavidade abdominal.

A endometriose tem tratamento. A gente consegue pegar pessoas, às vezes, que tem dores muito fortes e controlar completamente. Existem várias técnicas e, aí, os ginecologistas podem controlar e fazer essas dores desaparecerem até. Se você tem dor muito forte no período menstrual, procura ajuda.

Veja também: Por Que Dói? #03 | Endometriose

Veja mais

Sair da versão mobile