Saúde sem Tabu #08 | Mulheres com incontinência: como fica a vida sexual e afetiva?

Mulheres com incontinência urinária que resistem a buscar ajuda podem ter problemas de autoestima e nos relacionamentos. Ouça neste podcast.

A incontinência urinária afeta a autoimagem, a vida sexual e até os relacionamentos das mulheres. Não tenha vergonha de procurar ajuda. 

Compartilhar

Publicado em: 29 de março de 2021

Revisado em: 30 de março de 2021

A incontinência urinária pode afetar a autoimagem, a vida sexual e até os relacionamentos das mulheres. Não tenha vergonha de procurar ajuda. 

 

 

 

A perda involuntária de urina ainda é um tabu, inclusive entre os próprios médicos. O problema afeta toda a população, mas principalmente as mulheres, independentemente da idade ou momento de vida. Muitas sofrem de forma silenciosa, por vergonha em procurar ajuda. A incontinência urinária está associada a episódios de depressão e ansiedade, em especial no que diz respeito às relações sexuais. Com medo de que episódios de perda de xixi aconteçam, a mulher acaba se isolando do(a) parceiro(a) e das pessoas próximas.

A ginecologista Débora Tonetti explica à nossa editora-chefe Mariana Varella que a população feminina é mais afetada por questões anatômicas e hormonais. Hoje, já existem produtos, tratamentos e exercícios físicos que ajudam a enfrentar a incontinência, mas ainda há uma certa resistência em falar sobre o assunto. A médica ressalta, ainda, que a mulher deve tentar quebrar essa barreira, além de praticar o autoconhecimento.

Ouça também pelo YouTube:



Conteúdo desenvolvido em parceria com a TENA Brasil: https://www.tena.com.br/

Veja também: Saúde sem Tabu #07 | Saúde mental depois dos 60+

 

Veja mais

Sair da versão mobile