Saúde sem Tabu #10 | HPV na mulher: o que é importante saber

A vacina, o exame de Papanicolaou e o uso de preservativos durante as relações sexuais são grandes aliados na prevenção do HPV. Saiba mais.

Compartilhar

Publicado em: 28 de maio de 2021

Revisado em: 11 de agosto de 2021

A infectologista Vivian Avelino-Silva ressalta a importância de se vacinar contra o HPV e utilizar preservativos durante as relações sexuais.

 

 

 

Depois do surgimento do exame de Papanicolaou, os índices de mortalidade entre as mulheres por câncer de colo de útero caíram bastante, mas continuam altos. Entre as principais causas da doença, está o HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) com mais de 100 tipos diferentes.

O HPV pode causar tumores, ser assintomático ou até causar o surgimento de verrugas nos órgãos genitais e em outras áreas do corpo. O tratamento, inclusive, visa remover essas verrugas.

Hoje, o uso de preservativos, o Papanicolaou e a vacina contra o HPV são ferramentas importantes para prevenir a doença. No entanto, ainda há um enorme preconceito sobre as ISTs em geral, prejudicando o diagnóstico. Escute tudo o que você precisa saber neste episódio do Saúde Sem Tabu.

Ouça também no YouTube:

Conteúdo desenvolvido em parceria com a TENA Brasil: https://www.tena.com.br/

Veja também: A segurança da vacina do HPV

Veja mais

Sair da versão mobile