DrauzioCast #51 | Herpes genital

Usar preservativos é a principal forma de se prevenir contra essa infeção. Ouça o comentário do dr. Drauzio neste podcast sobre herpes genital.

Compartilhar

Publicado em: 23 de abril de 2019

Revisado em: 10 de março de 2021

Usar preservativos é a principal forma de se prevenir contra o herpes genital. Ouça o comentário do dr. Drauzio no podcast.

 

 

 

Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus do herpes simples. Ele é responsável pelo aparecimento de lesões na pele e na mucosa dos órgãos genitais masculinos e femininos.

Uma vez dentro de um organismo, dificilmente o herpes será eliminado. Primeiro, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro, para poder se replicar, se dividir; depois, porque se esconde dentro das raízes nervosas, e o sistema imunológico não tem acesso a ele.

O período de incubação do herpes genital varia de 10 a 15 dias após a relação sexual. A primeira infecção costuma ser muito agressiva e longa; as recidivas em geral são menos graves — o organismo já teve tempo de criar anticorpos capazes de tornar a doença autolimitada.

Veja também: Fatores que levam a crises de herpes genital | Dicas de Saúde

Os sintomas são: ardor, coceira, formigamento e gânglios inflamados, que podem anteceder à erupção cutânea.  As manchas vermelhas — que surgem alguns dias mais tarde — evoluem para vesículas, todas elas agrupadas, [e] depois que essas pequenas bolsas cheias de líquido se rompem, criam casca, cicatrizam e o vírus migra pela raíz nervosa, para se esconder outra vez num gânglio neural — onde permanece quietinho, até a recidiva seguinte.

O aciclovir é uma droga eficaz para o tratamento do herpes genital, mas ela não age quando o vírus está escondido no gânglio neural. Sempre é bom lembrar que a melhor maneira de prevenir o herpes genital é usar preservativos nas relações sexuais e evitar múltiplos parceiros.

Também é bom lembrar que os portadores podem transmitir o vírus responsável pelo herpes genital mesmo quando não existem lesões aparentes.

Veja mais

Sair da versão mobile