Ministério da Saúde lança plano de vacinação de crianças conta a covid-19.
Na última quarta-feira (5/1/22), o Ministério da Saúde anunciou que incluirá as crianças de 5 a 11 anos no plano de vacinação contra a covid-19.
Apesar de ainda não ter estabelecido a data para o início da vacinação, o Ministério informou que as primeiras doses pediátricas do imunizante da Pfizer devem chegar ao país no dia 13/1, se o cronograma for respeitado.
Veja também: Dr. Drauzio esclarece a necessidade da vacinação de crianças contra covid
A vacina da Pfizer é a única permitida para uso em crianças pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que concedeu a autorização no dia 16/12/21.
Veja as principais dúvidas a respeito da vacinação desse grupo:
Quando começará a vacinação de crianças contra a covid-19 no Brasil?
Ainda não há data prevista para o início da campanha, mas o Ministério da Saúde anunciou que estão sendo esperados três lotes contendo doses pediátricas, que são diferentes das destinadas aos adultos, totalizando 3,7 milhões de doses até o fim de janeiro.
A pasta deve receber cerca de 20 milhões de doses no primeiro trimestre e mais 20 milhões no segundo trimestre. São necessárias em torno de 40 milhões de doses para oferecer as duas doses recomendadas para esse público que, segundo o IBGE, é de pouco mais de 20 milhões de pessoas.
Qual será a ordem de prioridade?
A ordem deve ser:
- crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente;
- crianças indígenas e quilombolas;
- crianças que vivam em residências com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19;
- crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade.
Qual será o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina para crianças?
O intervalo será de 8 semanas.
Será necessária prescrição médica para a vacinação desse grupo?
Não.
E quem fizer 12 anos entre a primeira e a segunda dose, qual vacina deverá receber?
As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem receber a dose pediátrica do imunizante, que é diferente da dose destinada a maiores de 12 anos.
As crianças podem receber outras vacinas concomitantemente com a vacina da covid-19?
Não. A vacina contra a covid-19 não deve ser administrada juntamente com outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.
Existe alguma orientação especial para a vacinação de crianças?
Sim. O Ministério orienta que a vacinação deve ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos.
A sala da aplicação de vacinas em crianças deve ser exclusiva para a aplicação dessa vacina, não sendo aproveitada para a aplicação de outras vacinas, ainda que pediátricas.
A vacinação das crianças de 5 a 11 anos em postos de vacinação na modalidade drive-thru deve ser evitada.
As crianças devem ser acolhidas e permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação. Os pais também deverão ser orientados a procurarem o médico, caso haja algum sintoma inesperado.
No dia 6/1/22, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nota reafirmando a segurança e a necessidade de vacinação dessa faixa etária.