Fissura labial é uma abertura no lábio superior que provoca uma falha no fechamento da boca. Ouça o podcast sobre lábio leporino.
Lábio leporino ou fissura labial é um tipo de malformação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião no útero materno. A incidência é maior em pessoas da etnia amarela e menor nos negros.
A principal característica do lábio leporino é uma abertura que pode pegar um lado só, ou os dois lados, mas que atinge sempre o lábio superior, dividindo-o em dois segmentos.
Essa falha no fechamento das estruturas pode ficar restrita ao lábio ou pode se estender até o sulco entre o dente incisivo lateral e o dente canino, atingir a gengiva e o maxilar superior, e alcançar até o nariz. Ela pode também ocorrer isoladamente ou em conjunto com a chamada fenda palatina, antigamente conhecida com o nome popular de goela de lobo.
Veja também: Ultrassom obstétrico
A fenda palatina é outro tipo de malformação congênita que varia muito de tamanho. A falha no céu da boca pode ser pequena ou afetar todo o palato e a base do nariz, estabelecendo comunicação completa entre o palato e o nariz.
Não se conhece a causa das fissuras lábio-palatinas. Sabe-se que a hereditariedade, deficiências nutricionais e determinadas doenças maternas durante a gestação, a irradiação, álcool, fumo e alguns medicamentos são fatores de risco que podem estar envolvidos nessa manifestação.