Página Inicial
Otorrinolaringologia

Como limpar o ouvido do jeito certo?

A prática de limpeza da região tem controvérsias. Saiba mais sobre o uso de hastes flexíveis e a melhor forma de higienizar o ouvido.

Essa região do corpo não precisa de uma limpeza específica, mas, se quiser tirar o excesso de sujeira, aprenda aqui como limpar o ouvido.

Publicado em 24/02/2023
-
Revisado em 23/02/2023

A prática de limpeza da região tem controvérsias. Saiba mais sobre o uso de hastes flexíveis e a melhor forma de higienizar o ouvido.

 

O uso de hastes flexíveis não é recomendado para a limpeza dos ouvidos. “É muito grosso, perigoso e inadequado para a parte interna do ouvido”, declara o dr. Augusto César Borges, médico otorrinolaringologista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As hastes de algodão são bastante usadas, mas devem ser evitadas. Então, fica a pergunta: como limpar o ouvido da maneira correta? 

A estrutura do ouvido apresenta um mecanismo automático de limpeza, ou seja, o próprio sistema se encarrega da limpeza naturalmente. Portanto, não seria necessário nenhum cuidado especial na região. 

 

Os perigos das hastes

O dr. Augusto lembra que é comum perfurar o tímpano com esse tipo de objeto no momento da limpeza e da coceira na região. Além das hastes, lesões com chaves e palitos também acontecem. “Quando ocorre, na maioria das vezes há uma cicatrização espontânea. Em alguns casos, é necessário a timpanoplastia [cirurgia de reconstrução da membrana do tímpano].”

 

E se o mecanismo natural não funcionar?

O ouvido humano tem cílios que batem ordenadamente e levam a sujeira do local para fora. “Se pingar uma gota de tinta no seu tímpano, em 30 dias ela estará do lado de fora”, explica o dr. Augusto.

A dúvida que paira é o que fazer se esse sistema não funcionar da maneira adequada. Nesse caso, o médico recomenda procurar um otorrinolaringologista para avaliação e tratamento adequados.

 

Uso de toalhas: pode?

Existe um método para aqueles que não conseguem imaginar a região com sujeira excessiva.

Após o banho, o uso suave de uma toalha limpa e macia é uma opção. Lembre-se de não forçar a entrada do canal auditivo e ir apenas até onde o dedo alcança. “Basta usar a ponta do quinto dedo (dedinho)”, pondera o otorrinolaringologista. 

Pode parecer um ato mal-educado ou grosseiro, mas limpar os ouvidos com o dedo mínimo, também conhecido como “mindinho”, não é um costume rejeitado por especialistas. 

O dr. Augusto indica que, após o banho, a ponta desse dedo sejar usada para uma limpeza pontual. 

Veja também: Hábitos do dia a dia que pioram a audição

 

Sobre o autor: Caio Coutinho é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Portal Drauzio Varella. Além do gosto por música, também tem interesse em temas de saúde mental e saúde da criança.

 

Compartilhe
Sair da versão mobile