Quais problemas os exercícios de alto impacto podem causar?

Se não for realizado com os cuidados necessários, alguns exercícios de alto impacto, como o crossfit, podem causar complicações. Leia.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Ortopedia

Prática do crossfit. veja como evitar problemas dos exercícios de alto impacto

Compartilhar

Publicado em: 21 de dezembro de 2022

Revisado em: 31 de janeiro de 2023

A prática do crossfit é um exemplo de treino com alto grau de força exigida. Confira a orientação de um especialista para evitar problemas dos exercícios de alto impacto.

 

Os exercícios de alto impacto são aqueles conhecidos pelo ganho de massa muscular e massa óssea. Além de esportes como basquete, ginástica olímpica e vôlei, atividades de academia como o crossfit se destacam entre os brasileiros em busca pela melhora do condicionamento físico.

As “boxes”, nome denominado para as academias em que o crossfit é praticado, obteve um crescimento constante ao longo da década passada. De acordo com um artigo de 2019 da Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, o Brasil contava com 1.055 boxes filiadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 7.314. O crescimento do setor entre 2013 e 2019 foi de 5.900%.

Com toda a expansão dessa categoria de exercícios, surge a dúvida de quais problemas podem ser causados pelo crossfit e outras atividades semelhantes.

 

Alto e baixo impacto: qual a diferença?

Os dois tipos de exercícios se diferenciam pela carga axial, ou seja, a carga que atua ao longo do eixo central do membro e das articulações. 

De acordo com o dr. Igor Severino Macedo, médico ortopedista e especialista em cirurgia de joelho pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os de alto impacto são exercícios com grande quantidade de carga, já os de baixo impacto, com carga mais leve. 

“Normalmente os de grande quantidade de carga, os de alto impacto, são praticados com menos frequência. Enquanto que os exercícios de baixo impacto têm maior frequência e também maios repetições”, afirma o dr. Igor. 

 

Quais cuidados exigem os exercícios de alto impacto?

As articulações devem ser o foco de atenção na prática desse tipo de exercício, explica o ortopedista. “Em atividades como o crossfit, proteger e estabilizar bem as articulações é a principal recomendação, já que são regiões de encontro entre os ossos, e por isso sofrem mais.”

Além da preocupação com as articulações, veja outras dicas importantes:

  • Faça um aquecimento adequado;
  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Mantenha o cuidado com a postura;
  • Siga as orientações de um profissional.

 

Possíveis problemas 

Sem o devido cuidado com as articulações, o dr. Igor alerta para  o risco de adversidades como  entorses, que vão desde lesões em ligamentos e músculos. “Lesões ligamentares seriam entorses mais graves, que podem chegar a até romper o ligamento. Alguns exemplos são o rompimento de ligamento no joelho ou nos ombros”, completa. 

Os atletas também precisam ficar atentos às lesões mais graves e acidentes que podem gerar luxações. “Nas luxações, as articulações perdem a congruência. Então, às vezes um cotovelo que sai do lugar ou uma luxação de falange são consideradas normalmente lesões agudas”, pondera o dr, Igor.

A longo prazo, esse tipo de exercício pode proporcionar lesões também nas cartilagens e gerar maiores problemas, devido a alta carga exigida. “Com a grande frequência da atividade ao longo dos anos, sem o cuidado necessário, a cartilagem vai se lesionando, o que pode causar artrose”, esclarece o médico.

Veja também: Quantas horas de exercício físico devo realizar? | Coluna

 

Sobre o autor: Caio Coutinho é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Portal Drauzio Varella. Além do gosto por música, também tem interesse em temas de saúde mental e saúde da criança.

Veja mais

Sair da versão mobile