Estalar os dedos faz mal?

Estalar os dedos faz mal? Veja abaixo se este hábito pode trazer danos às articulações ou qualquer outro problema.

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Estalar os dedos faz mal? Veja abaixo se este hábito pode trazer danos às articulações ou qualquer outro problema.

 

Não importa se por hábito ou até mesmo para aliviar a ansiedade ou o estresse do dia dia, o fato é que muitas pessoas adoram estalar os dedos das mãos. Mas será que o costume de estalar os dedos faz mal?

 

Veja também: Comer chocolate alivia TPM?

 

Quem responde a essa dúvida é o médico Mateus Saito, especialista em mão do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.”Ao estalar os dedos, provocamos o movimento rápido do líquido sinovial que está dentro da articulação, e o resultado dessa ação é o som que conhecemos como estalo. Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não ‘engrossa’ os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.”

No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa. Portanto, é só não exagerar.

 

Consultoria: Mateus Saito, especialista em mão do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.

Veja mais

Sair da versão mobile