O que fazer em casos de convulsão?

Distúrbio se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele. Saiba as orientações práticas para lidar com essa emergência.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Neurologia

mulher deitada no chão, após ter convulsão

Compartilhar

Publicado em: 18 de março de 2024

Revisado em: 25 de março de 2024

A convulsão se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele. Saiba as orientações práticas para lidar com essa emergência.

 

A convulsão é um distúrbio caracterizado pela contração muscular involuntária de todo o corpo ou parte dele, causada por um aumento excessivo da atividade elétrica em certas áreas do cérebro. Existem dois tipos de convulsões: parciais (ou focais), quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é afetada por impulsos elétricos desorganizados; e generalizadas, quando ambos os hemisférios cerebrais são afetados. 

A experiência pode ser assustadora tanto para a pessoa que as vivencia quanto para aqueles ao seu redor. Por isso, é crucial saber como agir para garantir a segurança e o bem-estar do indivíduo afetado. Segundo o dr. André Lima, médico neurologista da Rede Hospital Casa, no Rio de Janeiro, o primeiro passo a seguir em caso de convulsão é manter as vias aéreas abertas. “Depois disso, é importante proteger a cabeça com uma almofada ou outro objeto macio para evitar impactos no chão. Além disso, é essencial afastar objetos que possam causar lesões nos braços e pernas, aguardando cerca de três minutos até que a crise convulsiva termine”, explica.

O neurologista indica também que nunca se deve colocar o dedo ou objetos na boca, por existir o risco de serem mordidos. “Se o paciente estiver mordendo a língua, é possível fazer um movimento da mandíbula para baixo, tentando diminuir a pressão da língua”, completa. 

Após a convulsão, é frequente que a pessoa fique sonolenta, podendo ocorrer vômito ou acúmulo de secreção na boca. Nessas situações, é recomendado posicioná-lo de lado para facilitar a drenagem dos líquidos.

        Assista: O que fazer em casos de convulsão? | Comenta #20

 

Ajuda médica e o pós-convulsão

Sempre é aconselhável procurar atendimento médico se o paciente nunca teve uma crise convulsiva antes, ou seja, se este for o primeiro episódio em sua vida. “Em todos os casos de primeiro episódio, é crucial ter uma opinião profissional, pois pode ser indicativo de alguma doença grave, como, por exemplo, um tumor”, pondera o especialista.

O dr. André ilustra ainda que se o paciente diagnosticado com epilepsia deixou de tomar a medicação e teve uma crise breve, sentindo-se bem depois, a urgência de atendimento pode não ser tão grande. “No entanto, se já há o diagnóstico e a convulsão durar muito tempo, ou se há duas crises consecutivas, mesmo antes de recobrar a consciência, é fundamental buscar ajuda médica imediata”, indica.

Quanto aos cuidados pós-convulsão, o profissional orienta evitar a obstrução das vias aéreas devido à secreção e observar atentamente se o paciente apresentará outro episódio em breve.

 

Sobre o autor: Caio Coutinho é jornalista, gosta de política, futebol, música e cultura pop, e já escreveu pautas de saúde para o G1. Quer explorar vários temas.

Veja mais

Sair da versão mobile