Drauzio Varella

Dicas para adaptação do sono em viagens longas

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Organização americana publica orientações para a adaptação do sono em viagens longas. Saiba como evitar o cansaço provocado pelas mudanças no relógio biológico.

 

A Academia Americana de Medicina do Sono tem algumas orientações gerais para vencer o sono nas viagens internacionais. Adaptamos as orientações da entidade para nos adaptarmos melhor em viagens para lugares em que temos de atrasar nosso relógio biológico (direção oeste) ou adiantá-lo (direção leste).

 

Viagens para oeste (relógio do local de destino é atrasado em relação ao seu)

 

Estratégias antes de viajar

Você estará viajando para um local que está com o relógio atrasado em relação ao seu. Dessa forma, se não adaptar seu sono, no novo local ainda vai ser muito cedo para dormir quando você começar a sentir sono.

 

Estratégias após chegar

 

Viagens para leste (relógio do local de destino é adiantado em relação ao seu)

 

Estratégias antes de viajar

Você estará viajando para um local que está horas à frente. Se não se adaptar, no local de destino a hora de dormir vai chegar e você ainda não estará sentindo sono.

 

Estratégia após chegar

 

Dicas gerais pré-voo para qualquer direção

 

 

Estratégias durante o voo em qualquer direção

 

 

Cuidado com a cafeína

 

A cafeína deixará você mais alerta, mas evite consumi-la depois do meio-dia para não interferir no sono noturno.

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