Página Inicial
Mulher

Lavar a calcinha no banheiro faz mal para a saúde?

O problema não é lavar a calcinha no banheiro e sim deixá-la secando no local. Veja dicas.
Publicado em 31/01/2025
Revisado em 31/01/2025

O problema não é lavar a calcinha no banheiro e sim deixá-la secando no local. Veja dicas.

Seja pela praticidade ou para otimizar tempo, muitas pessoas lavam as roupas íntimas no chuveiro e as deixam secar no box do banheiro. Mas será que essa prática — a princípio tão inofensiva — é correta em termos de saúde?

Sim, você pode lavar a calcinha no banho

O ato de lavar a calcinha no banheiro não é um problema, desde que se use um sabão neutro, como os de glicerina. Shampoos, condicionadores e produtos para o corpo podem provocar alergias.

“Existem à venda vários produtos específicos para lavagem de roupas íntimas, que já vem com o pH próprio para essas peças. São produtos que tem até um aroma mais suave. Geralmente, eu recomendo para as pacientes um sabonete neutro ou esses sabões adequados”, indica a ginecologista e obstetra Renata Moedim.

A temperatura da água não influencia na qualidade da limpeza, mas a especialista lembra que água muito quente pode danificar a calcinha com mais rapidez. Depois de lavar, é importante enxaguar bem.

Só não pode deixar secando no banheiro

É sobretudo na etapa da secagem que a maioria das pessoas erra. 

Segundo a ginecologista Marta Finotti, não se deve deixar as calcinhas secando no box, na pia e em nenhuma parte do banheiro, pois dessa maneira as roupas ficam úmidas por muito tempo, o que favorece o crescimento de fungos e bactérias responsáveis por infecções na vagina, como a candidíase, por exemplo.

“O correto é sempre deixar a calcinha para secar no varal e depois passar o forro com ferro”, alerta a especialista.

Ao pendurar, deixe o forro (aquela parte mais grossa que fica em contato com a vulva) virada para o lado exterior e sem contato com o pregador. Durante uma viagem ou uma situação mais emergencial, secadores de cabelo também podem ajudar. 

“A gente gosta de usar calcinha bonita, mas eu falo para sempre priorizar as calcinhas um pouquinho maiores, de preferência de algodão e de cores claras, porque elas não impedem a transpiração. Quando você deixa essa região mais arejada, você evita a proliferação de fungos e bactérias”, acrescenta a dra. Renata.

Veja também: Como fazer a higiene íntima feminina

Compartilhe
Sair da versão mobile