Página Inicial
Mulher

6 sintomas de cânceres ginecológicos que as mulheres não devem ignorar

mulher deitada no sofá, com os olhos fechados e mão no ventre, em sinal de dor. endometriose também pode afetar a saúde mental das mulheres
Publicado em 11/07/2024
Revisado em 11/07/2024

Os sinais de alerta dos cânceres ginecológicos podem ser vagos e semelhantes aos de outras condições. Por isso, é importante saber o que procurar.

 

O câncer pode não estar no seu radar, principalmente se você for uma pessoa jovem e saudável. Mas isso não quer dizer que você não precise tomar alguns cuidados e ficar atenta a alguns sintomas que possam passar despercebidos, principalmente quando falamos de tumores ginecológicos. 

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem diagnóstico de algum tumor ginecológico, sendo mais de 16 mil apenas de colo uterino. Os tumores ginecológicos mais comuns são: ovário, endométrio, colo de útero e vulva.

Além disso, segundo a Dra.  Marcela Bonalumi, oncologista da Oncoclínicas São Paulo, os médicos preveem um aumento desses tumores, principalmente de endométrio, em razão do aumento dos índices de obesidade no nosso país. 

“O tecido adiposo em pessoas com excesso de peso está associado ao aumento da produção de estrogênio, hormônio sexual que pode aumentar o risco de câncer de endométrio. Esse risco aumenta quanto maior for o índice de massa corporal (IMC), que é calculado baseado na relação entre o peso e a altura de uma pessoa. Cerca de 70% dos casos de câncer uterino estão ligados à obesidade”. 

 

Sintomas vagos

 

A grande questão do diagnóstico dos tumores ginecológicos, é que, na maioria das vezes, os sintomas são inespecíficos e vagos. 

“Mesmo quando persistentes, não são valorizados pela própria paciente, o que contribui para a maioria dos casos serem diagnosticados em estágios avançados”, explica Bonalumi.

 

Veja também: Como detectar o câncer de ovário o mais cedo possível? 

 

Apesar de existir rastreio para os tumores de mama (com a mamografia a partir dos 40 anos) e do câncer de colo de útero (com o exame de papanicolau, que deve ser feito anualmente), não há exames específicos para tumores de ovário, vagina e endométrio.

Por mais que na maioria das vezes os sinais desses tumores sejam silenciosos e levem anos para aparecer, aprender a reconhecê-los precocemente e falar sobre eles com o seu ginecologista aumenta as probabilidades de um tratamento eficaz. 

 

A seguir, listamos seis sintomas de câncer que você não deveria ignorar:

 

1. Dor, inchaço ou sensação de pressão no abdome ou na pelve, incluindo aumento de gases ou indigestão, que simplesmente não melhora em 15 dias, pode ser um sintomas oculto de câncer ovário ou de endométrio;

2. Alteração do fluxo menstrual, sangramento fora do período menstrual ou sangramento vaginal pós-menopausa também devem ser valorizados, visto que mais de 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de endométrio apresentam sangramento irregular. Se você já passou pela menopausa, qualquer sangramento – incluindo manchas – deve ser avaliado. Se ainda não chegou na menopausa, consulte o seu médico se sentir sangramento entre as menstruações, sangramento intenso ou sangramento durante o sexo;

3. Qualquer mudança no apetite, como perda da fome ou sensação de saciedade após comer uma pequena quantidade de comida, deve ser investigada, pois os tumores de ovário costumam costumam ter sintomas vagos e pouco específicos, que se confundem com um mal-estar banal, como indigestão. Muitas mulheres pensam que é gastrite, por isso é bom relatar na consulta de rotina com o médico ginecologista; 

4. Corrimento com sangue escuro ou com odor forte, geralmente é um sinal de infecção. Mas, em alguns casos, também podem ser sinais de câncer de colo de útero, vagina ou endométrio;

5. Uma semana agitada pode desgastar qualquer pessoa. Mas na maioria dos casos, um pouco de descanso deve ajudar. Se essa fadiga simplesmente não passa e estiver interferindo em suas atividades de trabalho ou lazer, é importante consultar um médico;

6. A maioria dos cânceres de mama são detectados pelas próprias mulheres durante atividades diárias rotineiras, como tomar banho, ou se depilar. Por isso, esteja alerta para caroços na mama ou nas axilas, alterações na pele dos seios, ou qualquer anormalidade nos mamilos.

Compartilhe
Sair da versão mobile