Para quem tem o hábito de medir a pressão em casa, provavelmente na maioria das vezes não obtém um 12×8 cravado. Entenda como interpretar as pequenas diferenças.
A hipertensão é uma doença silenciosa, que em geral só causa sintomas quando está instalada há muito tempo e já comprometeu o funcionamento de vários órgãos. É responsável pelo aumento do risco de AVC e ataques cardíacos, entre outras doenças, além de poder lesar os rins, a retina e as artérias periféricas e levar à insuficiência renal, à perda da visão e a amputações de membros, respectivamente.
As causas da pressão alta são múltiplas: obesidade, genética, sedentarismo, estresse, influência do meio ambiente e do tipo de alimentação etc.
Para controlar a pressão, é importante medi-la com frequência (saiba como fazê-lo corretamente aqui). Muita gente já está familiarizada com o clássico 12 por 8, considerada a medida normal para pressão arterial. Pessoas com hipertensão e que possuem aparelho para medir a pressão em casa podem ficar em dúvida caso seus resultados saiam com números um pouco diferentes dessa marca, tanto para cima como para baixo.
Veja também: Pressão alta
A American Heart Association (Associação Americana do Coração) e a American Stroke Association (Associação Americana do AVC) prepararam uma tabela para guiar a leitura dos resultados. Atente para a coluna “e/ou”, pois algumas faixas exigem que os dois números mudem. Use a tabela como referência, mas muita atenção: a hipertensão é uma doença grave que precisa de tratamento e orientação personalizados. Algumas condições específicas de cada indivíduo podem fazer com que uma pequena variação nos números já mereça atenção médica. Portanto, siga as orientações do cardiologista com disciplina.