Quadro geral da dengue | Artigo

São quatro os vírus causadores da doença: 1, 2, 3 e 4. A infecção por um desses sorotipos do vírus não confere imunidade contra os demais.

homem dedetiza área em que pode haver o mosquito da dengue. vja o quadro geral da dengue

Compartilhar

Publicado em: 18 de março de 2013

Revisado em: 11 de agosto de 2020

Doença é causada por um vírus e pode ser assintomática ou apresentar sintomas graves. Conheça o quadro geral da dengue.

 

São quatro os vírus causadores da dengue: sorotipos 1, 2, 3 e 4.

A infecção por um sorotipo confere imunidade duradoura contra ele, mas não protege contra os demais. A infecção sequencial por sorotipos diferentes aumenta o risco de formas graves da doença.

A gravidade está ligada ao comprometimento da função do endotélio, a camada que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. A infecção rompe o equilíbrio através do qual essa camada regula o tráfico de moléculas para dentro e para fora dos capilares.

Veja também: Entenda a diferença entre dengue clássica, hemorrágica e com complicações

Como consequência, a albumina e outras proteínas do sangue extravasam para os tecidos vizinhos (espaço extravascular), eventualmente causando queda de pressão e choque.

A maioria dos casos é assintomática. Quando presentes, os sintomas podem simular quadros gripais ou evoluir para complicações com risco de morte.

 

Vídeo: Dr. Drauzio explica o quadro geral da dengue e ensina a diferenciá-la de outras doenças

 

Tradicionalmente, quando há queda da pressão arterial, a dengue recebe o nome de hemorrágica, denominação imprópria, porque um doente pode entrar em choque sem sofrer hemorragia, enquanto outro apresenta sangramento sem alteração da pressão arterial.

Essa inadequação levou a OMS a propor a classificação da doença em duas categorias: dengue sem complicações e dengue grave, quando há extravasamento de plasma que leva ao choque, acúmulo de líquido na pleura ou no abdômen, sangramento grave ou falência de órgãos.

O período de incubação é de três a sete dias. Os sintomas se instalam de forma abrupta, com febre alta e calafrios.

A evolução compreende três fases: febril, crítica e de recuperação.

Na fase febril, picos que ultrapassam 38,5ºC são acompanhados de dor de cabeça (que começa atrás dos olhos), vômitos, dores nos músculos e articulações, e áreas de eritema na pele. Podem surgir hematomas e pontos hemorrágicos no corpo (petéquias). O hemograma mostra queda do número de glóbulos brancos e de plaquetas.

Essa fase dura três a sete dias, depois dos quais a maioria dos pacientes se recupera sem complicações.

A fase crítica surge quatro a sete dias depois do primeiro sintoma, durante o período de defervescência. É caracterizada pelo extravasamento de líquido e de proteínas para fora dos capilares, aumento da concentração dos glóbulos vermelhos  no sangue, derrame pleural e ascite. Na tentativa de preservar a irrigação dos órgãos, o pulso fica mais acelerado e a frequência cardíaca aumenta.

Não existem medicamentos eficazes contra o vírus, embora haja alguns em fase de teste. O tratamento consiste em manter a hidratação e combater os sintomas com repouso, antieméticos e antitérmicos, como a dipirona

O problema se agrava quando a pressão arterial cai, a circulação periférica entra em colapso e se instala o choque, que torna mandatória a internação em unidade de terapia intensiva.

Os sinais que permitem suspeitar da iminência de choque são: dores abdominais persistentes, vômitos, ascite, derrame pleural, sangramento nas mucosas, agitação e letargia.

Esse período crítico termina em 48 a 72 horas, com a reversão espontânea do extravasamento capilar e melhora do estado geral.

Na fase de recuperação, pode reaparecer na pele o eritema da fase febril, seguido de descamação. Pacientes adultos, eventualmente, se queixam de fadiga intensa com semanas de duração.

Veja também: Primeira vacina contra dengue é lançada no Brasil

O diagnóstico é confirmado diretamente pela presença de componentes do vírus no sangue ou indiretamente pela identificação de anticorpos contra eles, detectáveis a partir do quarto dia de infecção.

Não existem medicamentos eficazes contra o vírus, embora haja alguns em fase de teste. O tratamento consiste em manter a hidratação e combater os sintomas com repouso, antieméticos e antitérmicos, como a dipirona.

Remédios que contém ácido acetilsalicílico jamais devem ser administrados, porque aumentam o risco de sangramento. Como muitos deles são populares é obrigatório conferir a bula.

Pacientes com dengue grave precisam ser internados para hidratação intravenosa, controles laboratoriais, administração de drogas para elevar a pressão, transfusões de sangue e outros cuidados intensivos capazes de reduzir a mortalidade dos casos mais graves para menos de 1%.

Não é possível acabar com a dengue, mas é vergonhoso conviver com índices de mortalidade altos como os nossos.

 

Vídeo: Dr. Drauzio fala sobre as formas de combate ao mosquito da dengue

Veja mais

Sair da versão mobile