Quarentena: dicas para lidar com o home office

Manter uma rotina, definir horários e organizar a mesa de trabalho podem ajudar a lidar com o home office na quarentena. Veja outras dicas.

Homem trabalhando em casa com notebook. Organizar a estação de trabalho é uma das dicas para lidar com o home office na quarentena.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Manter uma rotina, definir horários e organizar a mesa de trabalho podem ajudar a lidar com o home office na quarentena. Veja outras dicas.

 

Com a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), muitos escritórios do Brasil e do mundo aderiram ao home office (trabalho em casa) como forma de evitar que o funcionário se exponha ao vírus e consiga executar sua função remotamente. 

Veja também: Aprenda a controlar crises de pânico

Apesar do privilégio de poder trabalhar no conforto do lar, para algumas pessoas pode ser um pouco mais complicado no início, principalmente pela dificuldade de criar uma rotina ou pelo excesso de horas à frente do computador. Se você se encaixa no grupo que tem dificuldades, algumas dicas podem ajudá-lo:

 

  •  Crie uma rotina – Defina um horário para acordar, tomar café da manhã, banho e começar a trabalhar.
  • Converse com seus familiares – Explique para os outros membros da casa a necessidade de respeitar seu espaço durante o trabalho.
  • Dica de autoconhecimento – Observe qual é seu pico de produtividade e qual é a melhor dinâmica de trabalho. Algumas pessoas são mais produtivas de manhã e quando interagem com colegas. Outros preferem a tarde, ouvindo música e sem falar com ninguém. A flexibilidade do home office permite que o profissional entenda como é seu ideal de trabalho.
  • Ocupe as crianças – Passe tarefas ou brincadeiras para ocupá-las durante seu expediente. 
  • Separe uma local para trabalhar – Separe uma mesa em um local silencioso (pode ser até na cozinha), e tente transformá-lo em um ambiente agradável para você. Evite trabalhar sentado na cama ou no sofá. 
  • Tire o pijama – Tente se arrumar para trabalhar. Isso auxilia a quebrar a sensação de rotina de estar em casa, mesmo trabalhando.
  • Defina um horário – Não é porque você está em casa que deve começar a trabalhar mais cedo ou fazer hora extra. Siga sua carga horária como se você estivesse no escritório.
  • Faça pausas – Levante, faça alongamentos, beba água, vá ao banheiro. Importante: respeite o horário de almoço. 
  • Realize chamadas de vídeo ou de áudio – Reuniões com colegas de trabalho ajudam a manter as relações pessoais, principalmente em época de isolamento.

 

Veja mais

Sair da versão mobile