Qual o tratamento para coronavírus?

Apesar de não possuir tratamento específico para o novo coronavírus, o controle dos sintomas é essencial para que não haja complicações. Veja o que fazer.

Farmacêutico segura antitérmico, um dos medicamentos que fazem parte do tratamento para controlar os sintomas do coronavírus.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Apesar de não possuir tratamento específico, o controle dos sintomas é essencial para que não haja complicações graves por conta de infecção pelo novo coronavírus.


O novo coronavírus (que provoca a doença batizada de Covid-19) não possui tratamento específico. Caso você apresente os sintomas, o Ministério da Saúde recomenda repouso, isolamento e medidas para controlar esses sintomas, que aparecem em média em cinco dias após o contágio.

Veja também: Posso estar infectado e não ter sintomas?

Beber bastante água é indicado como forma de controle da febre e serve para manter a hidratação, essencial para o bom funcionamento do organismo. Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle.

Como o vírus afeta a respiração, outra recomendação é utilizar umidificador de ar no quarto e tomar banho quente. Essa indicação serve para aliviar a tosse e dor de garganta. Analgésicos, os mesmos citados acima, são recomendados para controlar as dores.

No momento, evite medicamentos que contenham o anti-inflamatório ibuprofeno. Se você fizer uso desse medicamento de forma contínua, consulte seu médico para receber as orientações adequadas.

O Ministério da Saúde alerta sobre possíveis complicações após o sétimo dia de sintomas. Caso haja piora do quadro geral, com surgimento de sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, procure urgentemente um serviço de saúde. tenha ainda mais atenção se o paciente fizer parte do grupo de risco, como idosos e pessoa com doenças crônicas.

Veja mais

Sair da versão mobile