Para que serve o 0800 que consta nas embalagens de produtos e medicamentos?

Saiba para que serve o serviço 0800 que consta nos rótulos e embalagens de produtos de limpeza e medicamentos e como obter ajuda em caso de intoxicação.


Instituto Brasileiro de Toxicologia postou em Toxicologia

mulher lê rótulo de produto de limpeza. Serviço 0800 orienta em caso de intoxicação

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Saiba para que serve o serviço de 0800 que consta na embalagem dos produtos químicos e medicamentos e como proceder em casos de intoxicação por esses produtos

 

Suponha que seu filho de 3 anos tenha se encantado com a cor do desinfetante e resolveu prová-lo. Ou que você mesmo tenha exagerado no inseticida para matar os mosquitos e teve dores de cabeça. Quem sabe foi sua avó idosa quem se confundiu na dosagem do remédio para pressão.

Veja também: Sintomas de intoxicação por medicamentos

O que fazer nessas situações? Definitivamente, a melhor resposta não está no “dr. Google”.

A legislação brasileira prevê que determinados produtos – entre eles produtos de limpeza, inseticidas, cosméticos e medicamentos – devem conter em seus rótulos, embalagens ou bulas um telefone de resposta a emergências toxicológicas.

A resposta às chamadas de consumidores e profissionais de saúde acontece sempre através de uma ligação gratuita (0800) para um número de atendimento privado ou para umas das unidades do Disque-Intoxicação criado pela Anvisa (Renaciat).

Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde aptos a esclarecer dúvidas quanto ao uso de diversos produtos e possíveis reações adversas relacionadas a eles. Com respostas rápidas, o 0800 auxilia na prestação dos primeiros socorros e orienta na busca por um tratamento adequado para cada tipo de produto. No entanto, é fundamental que, ao telefonar para um centro de atendimento a emergências toxicológicas, tenha-se o maior número de informações possíveis relativas ao caso, incluindo a embalagem do produto, a forma e a dose de exposição à substância e os dados relativos à pessoa exposta.

Diversas empresas brasileiras investem em programas de atendimento dedicados aos seus consumidores, nos quais profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) dedicam-se exclusivamente ao atendimento de ocorrências com seus produtos. São serviços de apoio especializado que trabalham em conjunto ao SAC dessas empresas (serviço de atendimento ao consumidor)

Nos EUA, sistemas ainda mais sofisticados de atendimento a emergências toxicológicas já estão em funcionamento. Em sites como https://www.poisonhelp.org/helpvocê pode digitar o nome da substância com a qual teve contato e obter indicações de como proceder em casos de possíveis reações adversas.

Além do papel fundamental de orientação em emergências médicas, o trabalho dos 0800 ao longo dos anos construiu uma importante base de dados com as informações dos casos atendidos, o que permite traçar melhores políticas de prevenção desses acidentes e identificar riscos à saúde associados a determinadas substâncias.

 

Veja mais

Sair da versão mobile