Posso estar infectado com coronavírus e não ter sintomas?

Uma parcela dos pacientes com coronavírus permanece sem sintomas durante todo o curso da doença, mas ainda assim podem transmitir o vírus. Veja o que fazer.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Uma parcela dos pacientes com coronavírus permanece sem sintomas durante todo o curso da doença, mas ainda assim podem transmitir o vírus. Veja o que fazer.

 

Os sintomas da Covid-19 costumam aparecer entre cinco e 11 dias após a exposição ao vírus, mas existe uma parcela de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que não apresenta nenhum dos principais sintomas (febre, tosse seca e cansaço) durante todo o curso da doença. Portanto, é possível estar infectado sem saber.

Veja também: Devo me testar para o coronavírus?

Não apresentar sintomas, porém, não significa que a pessoa não pode transmitir o vírus. Daí a importância de, nesse momento, restringir a circulação e evitar aglomerações para conter o avanço da pandemia.

Não vá se testar se você não tem sintomas, ou mesmo se tiver apenas sintomas leves, para não sobrecarregar o sistema de saúde. Cerca de 80% dos pacientes com Covid-19, incluindo os assintomáticos, conseguem se recuperar da doença sem precisar de tratamento especial, segundo informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). 

Uma em cada seis pessoas com coronavírus, porém, desenvolve a forma grave da doença. Normalmente, além dos sintomas comuns de uma gripe, essa pessoa sente dificuldade para respirar. As complicações ocorrem mais em idosos, pessoas com o sistema imunológico comprometido (como pacientes oncológicos e transplantados) e pacientes de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, por exemplo. Esses pacientes devem ser prioridade nos serviços de saúde. Pacientes sem sintomas não precisam realizar o teste, pois acabariam sobrecarregando o sistema de saúde e tirando o espaço de quem de fato precisa.

Veja mais

Sair da versão mobile