Doenças não transmissíveis: o desafio do SUS

O SUS tem um enorme desafio pela frente: lidar com o envelhecimento da população e o aumento das doenças não transmissíveis, como câncer e diabetes.

close em médico checando a glicemia na ponta do dedo de paciente com diabetes. Doenças não transmissíveis vêm aumentando

Compartilhar

Publicado em: 9 de fevereiro de 2023

Revisado em: 9 de fevereiro de 2023

O SUS tem um enorme desafio pela frente: lidar com o envelhecimento da população e o aumento das doenças não transmissíveis, como câncer e diabetes. Leia na coluna de Mariana Varella.

 

O Sistema Único de Saúde(SUS) representa um marco na democratização da saúde no país. Criado em 1990, tornou o acesso à saúde, antes exclusivo de quem tinha emprego formal ou condições financeiras para pagar serviços privados, um direito de todos os brasileiros.

Na época, além da falta de assistência para a maioria da população, predominavam no país os eventos agudos, como desnutrição e doenças infectocontagiosas, problemas que levavam a altas taxas de mortalidade materna e infantil. Naquele ano, a taxa de desnutrição em menores de 5 anos era de 19,6%, de acordo com o Unicef, e a mortalidade materna era de 120 mães por 100 mil nascidos vivos (UNA-SUS). Embora já houvesse campanhas de vacinação, a cobertura vacinal era baixa, e eram comuns os casos de doenças infectocontagiosas hoje bem menos frequentes, como sarampo e difteria.

Veja também: Sedentarismo é um dos principais fatores de risco de doenças não transmissíveis

O SUS foi pensado nesse cenário, e teve papel fundamental em sua alteração. Entre 1996 e 2006, a desnutrição crônica em crianças com menos de 5 anos caiu 50% (Unicef); já a mortalidade materna sofreu uma redução de 43% entre 1990 e 2013 (UNA-SUS). A cobertura vacinal de doenças potencialmente graves também aumentou consideravelmente entre as décadas de 1990 e 2016.

 

Doenças não transmissíveis

Hoje o mundo enfrenta o que muitos especialistas em saúde pública chamam de epidemia de doenças não transmissíveis, também conhecidas como doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

O aumento da longevidade da população associada a maus hábitos de vida, como sedentarismo e má alimentação, mudou o perfil da saúde de parte significativa da população mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 74% das mortes ocorram devido a esses eventos, sendo 86% em países de baixa e média renda.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, 46% dos 16,7 milhões brasileiros com diabetes sequer tinham o diagnóstico da doença em 2019.

Cerca de 30% da população brasileira adulta tem hipertensão, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia; estima-se que apenas 20% dos hipertensos estejam devidamente tratados.

Assim, o sistema de saúde precisa se adaptar às novas condições de saúde de uma população cada vez mais velha e com problemas de saúde crônicos não diagnosticados e mal controlados. E com um agravante: diferentemente dos países mais desenvolvidos, o Brasil viu piorar, nos últimos anos, quase todos os índices de eventos agudos como desnutrição e mortalidade materna, além de apresentar queda da cobertura vacinal de todos os imunizantes oferecidos pelo SUS.

Contudo, há boas notícias: temos, no país, o Programa Estratégia da Família, que conta com quase 48 mil equipes e 290 mil agentes comunitários de saúde espalhados pelo território nacional e que podem atuar no atendimento de pessoas com essas doenças.

Esse programa de atenção básica tem condição de diagnosticar e tratar a maioria dos casos de doenças crônicas, aliviando, assim, a sobrecarga dos níveis de atenção secundário e terciário, que incluem os serviços especializados e hospitais.

O programa é essencial para enfrentar os atuais problemas de saúde da população e atuar na prevenção de doenças, mas especialistas em saúde pública afirmam que são necessárias algumas mudanças, como melhora da articulação entre os níveis de atenção, fortalecimento do próprio programa e aumento do investimento no SUS. Além disso, o Ministério da Saúde deve articular políticas públicas em conjunto com outras áreas como educação, esportes e direitos humanos, para promover a saúde.

A integralidade do SUS, mantendo seu princípio de descentralização, precisa ser reforçada para fazer frente às novas condições de saúde que, no caso do Brasil, ainda coexistem com as antigas.

 

Veja mais

Sair da versão mobile