Site icon Drauzio Varella

O que são trombos e como evitá-los

Pernas de uma mulher caminhando ao ar livre.

Alguns hábitos contribuem na prevenção dos trombos, que podem causar trombose, uma doença grave.

 

Assim como um congestionamento de carros impede que o tráfego flua, os coágulos (trombos) podem obstruir a circulação do sangue no organismo, o que muitas vezes é fatal.

A formação de trombos no interior das veias profundas, em geral nas pernas, pode causar uma doença grave chamada trombose venosa profunda (TVP). Seus sintomas incluem edema (inchaço), dor, rubor (vermelhidão) e calor no local em que se forma o trombo.

A principal complicação da TVP é a embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo ou parte dele se desprende e é liberado na corrente sanguínea, alojando-se nos pulmões. Os principais sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade para respirar, muitas vezes acompanhada de tosse e sem motivo aparente, e dor súbita no peito que piora quando a pessoa inspira profundamente.

Qualquer um pode desenvolver TVP, mas seus principais fatores de risco são: cirurgias ou traumas, idade acima de 40 anos, obesidade, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal, imobilidade prolongada, câncer, gravidez e pós-parto. Alguns distúrbios de coagulação também predispõem à TVP.

 

Dicas para evitar a TVP

 

 

Em casos de viagens ou imobilização prolongadas

 

Sair da versão mobile