O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo e divide-se em três partes: ceco, cólon e reto. Faz parte do sistema digestório.
Veja também: Como prevenir o câncer de intestino
Características do intestino grosso
É no intestino grosso que as fezes são formadas e onde ocorre parte da absorção de água e nutrientes.
É mais curto que o intestino delgado e mede 1.5 m de comprimento.
Estrutura e localização do intestino grosso
É dividido em três partes: ceco, cólon e reto.
O ceco corresponde à parte inicial do intestino grosso e se conecta ao intestino delgado. No ceco se localiza o apêndice cecal.
O cólon atravessa quase todo o abdômen e é dividido em quatro partes: cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide.
O reto possui uma dilatação chamada ampola retal que acumula as fezes, iniciando o processo de defecação. Faz a comunicação do cólon com o ambiente exterior por meio do ânus, que possui um músculo em forma de anel chamado esfíncter anal.
Diferentemente do intestino delgado, a camada mucosa do intestino grosso não apresenta vilosidades. Possui uma grande quantidade de células caliciformes, que secretam muco para formar uma camada protetora; células enteroendócrinas, que secretam hormônios e peptídeos; e também células absortivas ou enterócitos, responsáveis pela absorção de nutrientes.

Função
No intestino grosso ocorre a parte final da digestão. Ele é responsável pela absorção de água e sais minerais, que determina a consistência do bolo fecal.
Nele se acumulam os resíduos do processo digestivo em forma de fezes.




