Lubrificação vaginal – Vamos Falar #7

Entenda qual é a importância da lubrificação vaginal, o que pode influenciá-la e como combater o ressecamento na região.

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

A lubrificação vaginal é normal e pode mudar de acordo com alguns fatores. Quando há ressecamento, é preciso buscar ajuda médica.

 

Sabe aquele molhadinho na calcinha no peródo da ovulação ou durante a excitação antes das relações sexuais? Esse é um mecanismo natural do corpo feminino para manter a vagina lubrificada e limpa. Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação.

No entanto, a lubrificação vaginal pode ser alterada de acordo com alguns fatores como menstruação, fatores psicológicos, tipo de roupa, entre outros. Nos casos em que ela não é suficiente e há o ressecamento vaginal, recomenda-se buscar ajuda médica para tratar as causas. Saiba mais neste episódio do Vamos Falar.

Sabe aquele molhadinho na calcinha que surge no período da ovulação ou, então, quando você fica bem excitada antes de uma relação sexual? Isso nada mais é do que o seu organismo trabalhando pra manter a vagina lubrificada. Muitas mulheres até pensam que pode ser algum escape de urina em decorrência de uma incontinência urinária, mas não tem nada a ver.

Na verdade, essa secreção transparente, sem cheiro e parecida com clara de ovo é produzida pelo colo uterino e por algumas glândulas vaginais, chamadas de Bartholin e de Skeene. Aliás, essas glândulas são importantíssimas pra manter a limpeza vaginal e também facilitar a penetração durante a relação sexual.

Primeiro, que não ficamos molhadas somente quando estamos excitadas. Ao final do dia, você pode notar algumas manchas levemente amareladas na calcinha. Mas, calma, se você não tá sentindo nenhum desconforto, como coceira ou ardor, não precisa se preocupar, é só a sua vagina liberando fluidos próprios pra manter as paredes internas sempre lubrificadas. O fluido fica dessa cor porque entrou em contato com o oxigênio do ar.

Pode reparar que, antes da menstruação, a secreção também vai mudando de cor, com um aspecto mais leitoso, mais espesso. Isso ocorre porque, nesse período que antecede a menstruação, o canal do útero se dilata e, dessa maneira, produz mais muco cervical.

Já ficar molhada durante a atividade sexual também é uma reação fisiológica e quer dizer que seu corpo tá se preparando pro sexo. Mas isso é bem variável também. Tem mulheres que não ficam lubrificadas, mas não quer dizer que não estejam excitadas. De qualquer maneira, a dica é sempre caprichar nas preliminares e utilizar lubrificantes internos, pois, diferentemente dos homens, a gente necessita de um tempo maior pra que toda a região vaginal esteja irrigada e também pra gente ficar mais excitada.

 

Mariana Varella: A grande questão é quando a lubrificação natural não é suficiente ou tá alterada por fatores externos e internos, causando ressecamento vaginal. A ginecologista Giulia Cerutti explica.

Dra. Giulia Cerutti: Os principais fatores relacionados à falta de lubrificação na mulher são a atrofia genital e os fatores psicológicos. A atrofia genital, ela tá relacionada, principalmente, à diminuição dos níveis de estrogênio circulantes da mulher. O estrogênio, ele é responsável por aumentar a vascularização da vagina e isso aumenta a passagem de líquido dos vasos pra vagina, o que aumenta a lubrificação. A atrofia genital, ela acontece, principalmente, na menopausa, na hiperprolactinemia, no uso de anticoncepcionais, na remoção cirúrgica dos ovários e na radioterapia pélvica.

Já os fatores psicológicos, eles acontecem, principalmente, na mulher que tá com estresse, com pouca intimidade com o parceiro, baixa autoestima, ansiedade, tem muitas preocupações. Essas situações psicológicas, elas fazem o cérebro liberar hormônios que diminuem a vascularização da vagina, elas fazem os vasos se contraírem e, com isso, a passagem de líquido pra vagina diminui e, com isso, diminui também a lubrificação.

 

Mariana: Como é possível reverter?

Dra. Giulia: Isso depende da causa. No caso da atrofia, o que falta é o estrogênio. Então, pra mulheres que podem receber o estrogênio, a gente pode dar o estrogênio pra elas. Isso pode ser na forma de terapia de reposição hormonal, isso pode ser na forma de gel de estrogênio. Outras maneiras também da gente devolver a lubrificação pra mulher estão na forma de hidratantes vaginais e na forma do laser íntimo. O laser íntimo, ele aumenta a vascularização vaginal e também ajuda a reestruturar o colágeno, melhorando também a elasticidade da vagina.

Já a mulher que tem diminuição da lubrificação vaginal por causas psicológicas, ela tem que ter uma abordagem diferente. Ela precisa ir pra psicoterapia, tem que conversar com seu parceiro, tem que fazer técnicas de relaxamento, como a meditação e o mindfulness.

 

Como as causas são variadas, nem preciso explicar que é importante ter acompanhamento médico. Outra dica: conheça melhor seu corpo. Esse é um dos primeiros caminhos pra aumentar a lubrificação natural.

Veja também: Quando o corrimento vaginal pode indicar alguma doença

Veja mais

Sair da versão mobile