Pré-menopausa: Por que ninguém fala disso? | Roda de Conversa #8

A pré-menopausa se apresenta de formas diferentes para cada mulher, mas não implica perda de qualidade de vida. Assista à entrevista.

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

A pré-menopausa é mais comum a partir dos 45 anos e pode afetar a qualidade de vida em alguns casos.

 

O período da pré-menopausa, também chamado de climatério, é a transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher. Nessa fase, a quantidade de hormônios no organismo diminui, o que pode gerar diversos sintomas como alterações no ciclo menstrual, desânimo, cansaço, oscilações de humor, ondas de calor, sudorese, problemas urinários e sexuais, entre outros.

Para cada mulher, a pré-menopausa se apresenta de uma forma. Mas não é difícil encontrar aquelas que enfrentam a situação com muita frustração, por acharem que estão se tornando incapazes de levar a vida da mesma maneira de antes. Neste episódio do Roda de Conversa, a médica ginecologista Renata Lopes Ribeiro busca mudar essa percepção. Segundo a especialista, o climatério, é, na verdade, uma chamada para olhar com mais cuidado para a própria saúde.

Ao notar algum dos sintomas, não é preciso ter medo ou vergonha. O ideal é consultar um médico e apostar no estilo de vida saudável, isto é, com alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e manejo do estresse.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Menopausa: Aspectos psicológicos | Entrevista

 

Veja mais

Sair da versão mobile