Mamografia

Ministério da Saúde e sociedades médicas divergem sobre a idade em que mamografia deve ser feita. Saiba tudo sobre o exame. 

Compartilhar

Publicado em: 23 de julho de 2019

Revisado em: 27 de julho de 2023

Ministério da Saúde e sociedades médicas divergem sobre a idade em que mamografia deve ser feita. Saiba tudo sobre o exame. 

 

A mamografia é uma espécie de raio-x das mamas. É um exame simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. 

 

Para que serve a mamografia

Seu objetivo principal é rastrear o câncer de mama. O exame é capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis. Geralmente, para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas.  

 

Quando e quem deve fazer a mamografia

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos. Já entidades médicas – entre elas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) – recomendam que mulheres se submetam ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.

 

Como é o preparo para a mamografia

Antes da realização do exame, recomenda-se que a mulher lave bem as axilas e não utilize produtos como desodorante e talco na região para não interferir na captura da imagem.

Outra recomendação é ir vestida com duas peças (como uma blusa e uma calça) para facilitar a exposição do seio na hora do exame. 

        Veja também: Mamografia e detecção precoce do câncer de mama | Vera Aguillar

 

Como é feita a mamografia

O seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. Pode ser um pouco desconfortável por conta da compressão e algumas mulheres sentem dor nos seios, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual. Use essa informação para programar seu agendamento.

 

Cuidados após a mamografia

No geral, não há nenhuma recomendação ou cuidado específico após o exame. A mulher pode ir embora normalmente. Em alguns casos, pode ser solicitado um ultrassom das mamas para complementar a mamografia. 

 

Tem no SUS?

Sim, o exame de mamografia é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mediante prescrição.

 

Vídeo: Dr. Drauzio fala sobre o exame de mamografia.

Veja mais

Sair da versão mobile