Equipe Halo responde: Obrigatoriedade de máscaras e medicação para covid-19 | Projeto Verificados

No Projeto Verificados, uma ação das Nações Unidas, o dr. Drauzio conversa com especialistas sobre as recomendações contra a covid-19.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Junto do dr. Drauzio, a Equipe Halo responde perguntas sobre a pandemia com o objetivo de oferecer informações confiáveis e baseadas em evidências.

 

O Projeto Verificados é uma criação das Nações Unidas para promover conteúdos de qualidade sobre a pandemia da covid-19. Cientistas e profissionais de saúde de todo o mundo respondem às principais dúvidas da população sobre a doença, desde a prevenção até o tratamento.

No mês de maio, o dr. Drauzio participou da iniciativa levando uma série de questionamentos aos especialistas da Equipe Halo. No primeiro vídeo, por exemplo, ele pergunta ao virologista Rômulo Neris se as pessoas continuam protegidas contra a covid-19 mesmo se forem as únicas a usarem máscaras em um ambiente fechado. Assista:

No segundo, o especialista também explicou quais máscaras são recomendadas em cada ambiente, como as PFF2, as cirúrgicas e as de pano.

Além disso, o dr. Rômulo Neris ressaltou a o papel do uso adequado das máscaras na proteção contra outras doenças respiratórias, como a gripe.

O virologista esclareceu ainda porque alguns locais, como transportes públicos e hospitais, ainda exigem o uso de máscara mesmo depois do fim de sua obrigatoriedade.

No quinto vídeo, o dr. Drauzio questionou sobre o fim do uso de máscaras. O dr. Rômulo afirmou que só poderemos abandonar de vez com esses itens de proteção quando a pandemia acabar, não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Outra dúvida da população é se é preciso continuar usando máscaras mesmo depois de ter tomado as três doses da vacina. O especialista explica por quê é importante continuar se protegendo.

Já quando o assunto é tratamento, o dr. Drauzio lembra a polêmica envolvendo medicamentos contra a covid no início da pandemia. Ele pergunta ao farmacêutico Wasim Syed por que não existiam medicamentos eficazes naquela fase.

E agora? Já temos opções farmacêuticas seguras no combate à covid-19? É o que responde Wasim Syed.

Para encerrar o compilado de vídeos, o pesquisador explica por que os medicamentos atualmente utilizados contra a covid-19 não estão disponíveis nas farmácias populares.

Veja também: O que significa o fim da fase emergencial | Coronavírus

Veja mais

Sair da versão mobile