Vacina da dengue em 5 perguntas | Neuza Frazatti Gallina

Para proteger toda a população contra a doença, cientistas estudam o desenvolvimento de uma nova vacina da dengue. Entenda.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Por que ainda não temos uma vacina contra a dengue que sirva para toda a população? Entenda neste vídeo.

 

Já existe uma vacina da dengue, mas ela é indicada apenas para casos específicos. Enquanto isso, os cientistas estudam uma forma de imunizar toda a população contra os quatro tipos da doença predominantes no Brasil.

A dra. Neuza Frazatti Gallina, gerente de Desenvolvimento do Insituto Butantan, conta como está sendo esse processo e quais são as dificuldades na busca por um novo imunizante contra a dengue.

Olá, eu sou a doutora Neuza Frazzati Gallina, gerente de desenvolvimento de processos do Centro de Inovação do Instituto Butantan e fui convidada pelo Portal Drauzio Varella pra falar sobre a vacina dengue.

 

1. Já existe uma vacina para a dengue?

Já existe uma vacina contra a dengue, licenciada no mundo e aqui no Brasil também pela nossa agência reguladora. Entretanto, essa vacina, ela tem restrições de uso, não é pra toda a população.

 

2. Quem pode tomar?

Quem pode tomar essa vacina são pessoas com idade de nove a 45 anos que já tenham tido contato anteriormente com dengue, ou seja, tenham tido a doença. Quem não pode tomar essa vacina? As mulheres que estejam amamentando ou grávidas, pessoas que estejam imunodeprimidas por algum tipo de doença, como HIV, leucemia, linfomas e outras, ou em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou altas doses de corticoides.

 

3. A vacina que está sendo desenvolvida pelo Butantan terá um público-alvo maior?

A vacina do Butantan, nas primeiras fases de ensaios clínicos, ela demonstrou ser segura e induzir anticorpos protetores contra os quatro tipos de vírus dengue, tanto em pessoas que tenham tido a doença anteriormente como em pessoas que nunca foram infectadas pelo vírus. A vacina do Butantan, ela é bastante promissora no sentido de atingir um alvo muito maior da população, né, um número maior de pessoas que possam ser vacinadas, principalmente em relação à vacina já existente, que é tão restrita.

 

4. Em que fase está esse imunizante?

A vacina do Butantan está finalizando a fase 3 de ensaios clínicos. Como esta fase atinge uma população bastante grande, é uma fase um pouco demorada porque ela vai praticamente finalizar o estudo, determinando o número de doses, se precisa de reforço ou não precisa, porque analisa principalmente a eficácia, que a gente chama, ou seja, essa vacina é capaz de proteger contra todos os tipos de vírus dengue?

 

5. Por que é tão difícil criar uma vacina contra a dengue?

Uma vacina tem que necessariamente produzir anticorpos protetores e eficazes para os quatro tipos de vírus dengue de maneira semelhante. Isso é muito difícil fazer. Porque o vírus da dengue, ele tem uma característica bastante importante. Se uma pessoa, por exemplo, é infectada com um tipo de vírus dengue, o organismo dela acaba respondendo, criando anticorpos protetores contra aquele tipo e não contra os outros três. Se essa mesma pessoa for infectada novamente por um dos outros tipos de vírus dengue, o vírus dengue que entrou no organismo, ele fica potencializado, ou seja, ele vai causar um número maior de viremia, uma quantidade maior de viremia. E a consequência disso é uma doença mais grave.

Então, na realidade, hoje a gente tem uma vacina contra a dengue, mas não atinge a maioria da população.

Veja também: Vacina da dengue: quem pode tomar e onde encontrar

Veja mais

Sair da versão mobile