Tipos de hepatites em 7 perguntas | Lourianne Cavalcante

A hepatologista e gastroenterologista Lourianne Carvalho responde as principais dúvidas sobre as hepatites. Assista agora.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Tire as suas dúvidas sobre as hepatites, doenças infecciosas que atingem o fígado.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser provocada por vários fatores, como vírus e consumo de álcool ou outras substâncias. Dependendo da causa, ela é classificada em hepatite A, B, C, D, E, alcóolica ou autoimune. Para explicar as diferenças entre elas, a gastroenterologista e hepatologista Lourianne Carvalho responde às principais perguntas sobre a doença.

Como se dá o contágio? Como é feito o tratamento? Existe cura ou vacina? Quais complicações as hepatites podem provocar? Saiba tudo isso neste vídeo.

Olá, eu sou Lourianne Cavalcante, gastroenterologista e hepatologista. Estou aqui no site do Drauzio Varella para responder a algumas questões sobre
os diferentes tipos de hepatites.

 

A hepatite é uma reação inflamatória que ocorre no fígado na tentativa de defender-se dos agentes que lhe causam agressão.

 

1. O que é hepatite?

As alterações que nós observamos no quadro clínico, né, como icterícia, mal-estar, e as alterações que também são vistas no laboratório são o reflexo dessa tentativa de eliminar esses causadores de alteração e de injúria hepática.

 

2. Quantos tipos diferentes de hepatite existem?

Existem diversos tipos de hepatites. No Brasil e no mundo, as hepatites causadas por vírus, especialmente os vírus que têm preferência pelo fígado, que nós chamamos de vírus hepatotrópicos, são as mais comuns, como os vírus A, B, C e D da hepatite. Mas também existem outros, outros vírus que causam inflamação no fígado apenas por uma passagem hepática ou uma inflamação secundária, como, por exemplo, o arbovírus, como a dengue, ou o próprio SARS-COV2, causador da covid.

Então, nós temos diversas causas de hepatites. Algumas delas causam hepatites apenas agudas, que são resolvidas, eliminadas, quando nós tiramos esse agente agressor. E, infelizmente, outras causas persistem, causando hepatites crônicas e diversas consequências associadas.

 

3. Como se dá o contágio das principais hepatites?

As principais hepatites são as hepatites virais, com os vírus que têm preferência pelo fígado e, aí, chamamos a atenção das hepatites pelos vírus A, B e C.

A hepatite pelo vírus A, ela tem a sua forma de contágio pela forma que chamamos de fecal-oral, ou seja, os indivíduos que estão contaminados eliminam o vírus pelas fezes e, por não ter muitas vezes o hábito de higienizar as mãos, né, e pela falta de saneamento básico, alimentos e água são contaminados, disseminando o vírus e contaminando outros indivíduos.

A hepatite B, ela tem a sua forma de contágio principal pela via sexual. Existe também a possibilidade de contaminação pela via parenteral, ou seja, através de sangue contaminado, mas a via sexual é a mais importante.

A hepatite C, ela é silenciosa, né. Nos indivíduos adultos, a forma principal de contaminação, ela é por via sanguínea, através de sangue contaminado. Ela se dá, muitas vezes, através de contaminação de perfurocortantes, como lâmina de barbear, agulhas, indivíduos que frequentam manicures e compartilham alicates, tesourinhas.

 

4. Existe tratamento para hepatite disponível no SUS?

Os tratamentos para as hepatites virais, eles estão disponíveis no SUS de forma gratuita e descentralizada em todo o território brasileiro. A hepatite C, desde 2014, ela tem um tratamento que é eficaz, ele leva à cura em cerca de 95% a 100% dos casos e, realmente, muda a perspectiva de vida do indivíduo infectado. Então, nós, de fato, precisamos fazer uma busca ativa desses indivíduos por tratar-se de uma doença, muitas vezes, silenciosa.

Em relação às outras hepatites, hepatites autoimunes e aquelas outras que precisem de tratamentos específicos, eles também têm disponibilidade no SUS. E, chegando a um ponto crítico, assim, claro que não são todos os casos, são as exceções, pacientes que cheguem em um ponto de precisar de tratamentos cirúrgicos, outros tratamentos, como até um transplante hepático, nós também temos toda a gama de tratamento disponível no SUS no território nacional.

 

5. Hepatite tem cura?

Especialmente as hepatites virais, elas têm cura, especialmente a hepatite C. Quando nós falamos de outros tipos de hepatites, muitas vezes, depende do tipo do agente agressor, depende também do grau e do estágio da doença hepática pra nós definirmos se vai haver um controle ou cura, né, e inclusive se nós vamos precisar lançar mão de outros tipos de tratamento de maior impacto, como tratamentos cirúrgicos, em alguns casos até, transplante hepático. E também todos esses estão disponíveis na rede SUS.

 

6. Existe alguma vacina para hepatite?

A vacina pra hepatite A já existe há algum tempo. É uma vacina que já faz parte do calendário vacinal das crianças, entre um e dois anos de idade. É uma vacina que apenas com uma dose já leva a uma eficácia superior a 94%. E a vacina pra hepatite B, ela também já é disponível na rede SUS desde 2001 e, desde 2015, ela tá disponível de forma universal.

 

7. Quais as principais consequências relacionadas às hepatites?

As consequências principais das hepatites, independente da causa, né, são evolução pra hepatite crônica, cirrose hepática, insuficiência hepática, câncer de fígado e a necessidade de um transplante hepático.

Veja também: Hepatite misteriosa e o risco de nova epidemia | Coluna

Veja mais

Sair da versão mobile