Dificuldade de acesso ao diagnóstico de transtornos mentais | Live

A dificuldade de acesso à saúde mental no Brasil ainda é um problema para a maior parte da população. Entenda o porquê nesta live.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Dr. Drauzio conversa com a psiquiatra Rafaela Lima e a psióloga Rafaela Rodrigues para entender os desafios no acesso à saúde mental no Brasil.

 

Ainda hoje, o diagnóstico de transtornos mentais não é acessível à grande parte da população brasileira. No sistema público de saúde, a oferta de psicólogos e psiquiatras não é o suficiente para atender a todos aqueles que precisam, especialmente a parcela em situação de maior vulnerabilidade.

Para conversar sobre o cenário atual e refletir sobre as alternativas possíveis, dr. Drauzio recebe a psiquiatra Rafaela Lima e a psicóloga Rafaela Rodrigues. Eles conversam sobre questões como a luta antimanicomial, o impacto do racismo na saúde mental da população negra e os efeitos da pandemia no bem-estar emocional. Assista.

Conteúdo produzido em parceria com a AfroSaúde.

Veja também: Pandemia não aumentou casos de transtornos mentais e suicídios em 2020

Veja mais

Sair da versão mobile