Por que fazemos mais xixi no inverno?

Fazemos mais xixi no inverno para controlar a pressão sanguínea e liberar os líquidos desnecessários ao organismo. Saiba mais.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

No frio, a quantidade de suor diminui e sobra mais líquido para ser eliminado pelo organismo através da urina. Assista neste episódio do Desenrola.

É verdade que no inverno fazemos mais xixi. Isso é normal e acontece com todo mundo. O fenômeno se dá porque, no frio, os vasos sanguíneos ficam mais contraídos para manter o fluxo nos órgãos vitais, deixando as extremidades do corpo mais geladas e diminuindo a produção de suor.

A partir daí, acontece a diurese do frio, que é quando as células enviam sinais para que os rins liberem o líquido que sobra, regulando, assim, a pressão arterial. Entenda melhor como isso acontece neste episódio do Desenrola e veja ainda as dicas do dr. Drauzio.

É verdade que, durante o inverno, urinamos mais. Isso é normal e acontece com todo mundo. A explicação é bastante simples. Quando a temperatura cai, os vasos sanguíneos ficam mais contraídos pra manter o fluxo de sangue nos órgãos vitais. Por isso, nós sentimos frio nas extremidades do corpo, nas mãos, nos pés e no nariz, porque a circulação diminui nessas regiões.

E, como nós suamos menos durante os dias frios, sobra mais líquido pra eliminar. Com os vasos contraídos, o sangue tem menos espaço pra circular, causando aumento da pressão sanguínea. Essas condições favorecem a diurese do frio. Células presentes nas artérias enviam sinais pra que os rins liberem os líquidos que não são necessários pra regular a pressão arterial, e a vontade de urinar se torna mais constante.

Então, se você já tem problemas de bexiga, como a bexiga hiperativa ou episódios de incontinência urinária, talvez você sinta que os sintomas pioram no frio. E isso é normal. Se, além de ir ao banheiro com muita frequência, você apresentar outros sintomas, como dor ou desconforto ao urinar, consulte um médico. A recomendação, mesmo durante o inverno, é beber água todos os dias.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Por que tenho vontade de fazer xixi toda hora?

Tópicos

Veja mais

Sair da versão mobile