Por que o respirador mecânico é tão importante? | Coronavírus #36

O respirador mecânico é necessário para pacientes com casos graves do novo coronavírus. Entenda como ele funciona e sua importância.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

O respirador mecânico é necessário para pacientes com casos graves do novo coronavírus. Entenda como ele funciona e sua importância.

 

O respirador mecânico. Por que ele é tão importante? Tão importante porque o vírus, quando provoca esses problemas pulmonares, essas pneumonias, a respiração, a troca de gases oxigênio e gás carbônico nos pulmões fica prejudicada. 

E aí, o que se faz? Você pode ter um nível de prejuízo, na função pulmonar, que o sangue não consegue ser oxigenado em nível suficiente. Então, você liga o respirador, entuba a pessoa, coloca um tubo na traqueia. E aí o respirador faz esse movimento, e consegue jogar o ar, jogar o oxigênio com mais força pra dentro dos pulmões, enquanto o próprio organismo não acha uma maneira de se defender da inflamação provocada pelo vírus nos pulmões. 

Então, essa manutenção é muito importante na fase mais aguda, na fase mais perigosa, pra pessoa não ficar com uma falta de ar desesperadora. Aí fica com o aparelho, infelizmente tem que ficar vários dias, até que a função pulmonar comece a se reorganizar. E aí desentuba e depois de alguns dias a pessoa pode ter alta.

Veja também: Posso estar infectado com coronavírus e não ter sintomas?

Veja mais

Sair da versão mobile