Por que é importante vacinar os adolescentes? | Coronavírus

Vacinar os adolescentes é uma forma de proteger uma grande faixa da população e reduzir o risco de que eles levem a covid-19 para casa. Assista.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Adolescentes precisam se vacinar para acelerar o controle da pandemia e evitar a disseminação da doença por mais tempo.

 

Olha, por que que os adolescentes têm que ser vacinados? Vocês viram aí essa confusão que o Ministro da Saúde criou, falando de efeitos colaterais, de problemas… Isso não existe. As vacinas dão um pouquinho de dor no local, às vezes um mal-estar que dura um dia, dois, febre, um cansaço… No máximo. As vacinas são muito seguras.

Por que que é importante vacinar os adolescentes? Primeiro, porque são eles quem mais se movimentam, né? Segundo, porque você não pode deixar uma faixa da população tão grande quanto essa sem vacinação, porque eles vão pegar a infecção e vão levar essa infecção pra casa. E esse é o problema todo. Em casa vão infectar as pessoas mais frágeis: os pais, os avós, os tios mais velhos. Então, é fundamental vacinar os adolescentes.

Na sua cidade, quando começar a vacinação, quando você souber que estão vacinando os adolescentes, leva pra vacinar. Quanto mais cedo nós vacinarmos essa população, mais rapidamente nós vamos controlar a epidemia.

Tá na hora de a gente acabar com isso, é mais de um ano e meio; nós estamos nessa confusão, e aumenta número de casos, e diminui, e aumenta e diminui… A única arma contra a covid-19, contra a disseminação da covid-19 é a vacina. Não há mais discussão a esse respeito.

Então vamos vacinar os nossos adolescentes, né, além do que são nossos filhos, nossos netos e não podem ser abandonados nessa, nessa hora, não é?

Veja também: Covid, as crianças e os adolescentes | Artigo

Veja mais

Sair da versão mobile