Por que às vezes é preciso repetir o exame da covid19? | Coronavírus #40

A infecção por coronavírus pode demorar alguns dias para apresentar sintomas, já que o vírus está em período de incubação, o que pode interferir no exame.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A infecção por coronavírus pode demorar alguns dias para apresentar sintomas, já que o vírus está em período de incubação, o que pode interferir no resultado do exame.

 

Por que em alguns casos é preciso repetir o exame pra ter certeza que você teve ou não teve a infecção pelo coronavírus? Por uma razão muito simples. O vírus tem um período de incubação, que é aquele período em que ele começa a infectar o organismo, mas ainda não provocou, não teve tempo suficiente pra provocar sintomas. Ou provocou sintomas frustros.

E se você colhe as secreções nessa fase, você pode não encontrar o vírus ainda na superfície das mucosas e o exame dá negativo. É preciso esperar mais alguns dias pra repetir. A mesma coisa em relação a esses testes que agora vão usar o sangue, né. Você colhe o exame de sangue, e ele vai procurar o que no seu exame de sangue? Não o vírus, mas vai procurar os anticorpos contra o vírus. E o organismo demora um pouco pra produzir esses anticorpos.

Então, por isso é que há necessidade muitas vezes de repetir o teste anterior que foi negativo.

Veja também: Teste é só pra quem precisa | Coronavírus #5

 

Veja mais

Sair da versão mobile