Como minimizar o risco de infecção no transporte público? | Coronavírus #18

Dr. Drauzio Varella orienta sobre medidas de prevenção do novo coronavírus se você tiver que pegar transporte público. Assista.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Dr. Drauzio Varella orienta sobre medidas de prevenção do novo coronavírus se você tiver que pegar transporte público. Tem até dica para coçar o nariz.

 

Como minimizar o risco de infecção no transporte público? O transporte público tem dois problemas. Um é que você fica muito perto das pessoas. Os trens, metrôs e ônibus ficam lotados. O outro são os locais em que você pega. Uma pessoa que não tome cuidados com a higiene pode infectar esses locais.

Veja também: Respostas às perguntas mais frequentes sobre o novo coronavírus

Então, o que você tem que fazer? Você tá no metrô, está segurando. Primeiro, não põe a mão no rosto! Não põe a mão no rosto, na boca, no nariz, não coce os olhos. Se o nariz estiver coçando e incomodando muito, tenta resistir, mas se estiver incomodando muito, coça assim [com o braço]. É meio feio, mas agora não é mais feio, não, é o melhor jeito.

Desceu do metrô, chegou no teu destino final, primeira coisa: lava a mão. Lava a mão, 20 segundos, de acordo com o que tem sido mostrado na televisão. Mesma coisa na volta pra casa: chegou em casa, lava a mão.

E é muito importante em casa, também, você higienizar a maçaneta da porta. Com álcool ou com detergente, esse detergente comum de cozinha.

Veja mais

Sair da versão mobile