Como aliviar sintomas de casos leves? | Coronavírus #41

Além dos medicamentos, algumas medidas contribuem para aliviar os sintomas característicos do coronavírus. Conheça-as neste vídeo.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Além dos medicamentos, algumas medidas contribuem para aliviar os sintomas característicos do coronavírus. Conheça-as neste vídeo.

 

Se eu pegar a infecção e pegar uma doença que não for grave, como eu faço para aliviar os sintomas?  Primeiro de tudo, a dica mais importante de todas é: tome água. Tome líquido, em quantidade grande, porque muito dos sintomas das gripes, resfriados e agora do coronavírus, acontecem quando você está mal hidratado ou desidratado. O que que você tem que fazer? Porque na desidratação você vai piorar todos os sintomas. Quanto mais hidratado você ficar, melhor. 

Além disso, procure manter as mucosas hidratadas, não só pela água que você bebe, mas se você puder pegar uma seringa e jogar soro fisiológico, solução fisiológica, dessa vendida em farmácia, ou improvisar uma solução fisiológica pra poder jogar nas narinas, fazer gargarejo, manter toda essa parte bem hidratada, vai melhorar não só o sintoma da dor de garganta, mas vai melhorar também a condição das suas mucosas pra se defender dos vírus. 

Se você não tiver solução fisiológica em casa, improvise. Ferve água. Normalmente, a gente faz uma solução fisiológica assim: pra um litro de água fervida, uma colher de chá de sal. E aí usou, fecha bem e coloca na geladeira.  Ou você fazer uma quantidade menor. Usa um copo de cada vez, um copo d’água, e põe uma pitada de sal correspondente à diminuição daquele volume. E aí fazer essa higiene das fossas nasais e o gargarejo pode ajudar. 

Tome analgésicos comuns para febre: dipirona, paracetamol. Eu, pessoalmente, tenho experiência melhor com a dipirona. Nessa fase, tomar anti-inflamatórios… existe uma discussão aí, sabe. Eu acho que se puder evitar, melhor.  Se precisar, você pode usar um anti-inflamatório, mas o mínimo necessário. Um comprimido às vezes já melhora bastante as dores. Não precisa ficar repetindo.

Veja também: Qual o tratamento para coronavírus? | Coronavírus #17

Veja mais

Sair da versão mobile