Aprenda a fazer o autoteste de covid-19

Aprenda com o dr. Drauzio a realizar os autotestes de antígeno, responsáveis por detectar a presença do vírus da covid-19 em até 15 minutos.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

O dr. Drauzio ensina como realizar o autoteste em casa para saber se está ou não infectado pela covid-19.

A covid-19 veio para ficar. Felizmente, hoje, já existem técnicas mais rápidas e práticas de detectar a presença do vírus, como os autotestes de antígeno. Vendidos em farmácias, o teste pode ser feito por qualquer pessoa e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. É uma boa alternativa para evitar a contaminação em situações corriqueiras, como nas escolas ou reuniões de família.

Neste vídeo, o dr. Drauzio explica o passo a passo para realizar um autoteste em casa. Acompanhe!

Olá, amigos, estamos começando uma nova fase da Covid-19, um momento em que precisamos aprender a conviver com o vírus. Nesse período de reajuste, a testagem e notificação dos casos de Covid continuam sendo fundamentais pra reduzir a propagação da doença e proteger as pessoas que correm mais risco.

Uma nova ferramenta que temos são os autotestes de antígeno, que podem ser comprados nas farmácias e usados por qualquer pessoa. O resultado sai em 15 minutos e permite que você verifique se está infectado com o vírus ativo, sem precisar sair de casa. Esses testes são importantes pra gente poder evitar a transmissão em situações corriqueiras, como nas escolas, nos encontros em família, viagens em grupo, entre outros.

Hoje, eu vou mostrar o passo a passo de como fazer um autoteste corretamente, pra acabar com as dúvidas. Primeiro de tudo, lave as mãos. Eu já lavei. Depois, abra o kit. O que vem na caixa? O manual, uma bula, que explica como deve ser feito o teste. Esse tubo, que é onde será mergulhada a haste depois de coletar o material das narinas. Esse suporte pra colocar esse tubo na vertical, a haste, que é o swab, né, que tem algodão numa das extremidades, e o recipiente, onde o teste vai ser lido.

Vamos começar encaixando o tubo nesse suporte aqui, onde nós vamos pingar a solução reagente. Com o frasco, o tampão, com esse líquido aqui virado pra cima, a gente abre. Aí, é só espremer o líquido desse frasquinho pra dentro do tubo. O próximo passo é abrir o swab. Quando abrir, você tira o swab do pacote sem tocar na ponta que possui o algodão pra não interferir no resultado do teste. E, aí, você vai inserir a ponta de algodão do swab em uma das narinas.

A profundidade pra inserir é de dois centímetros, não precisa inserir muito fundo. O importante é girar bem e lentamente o swab pelo menos cinco vezes, lentamente. Assim, olha. Retire e insira o mesmo swab na outra narina e gire novamente cinco vezes, tocando bem em toda a parte interna do nariz.

Depois de colher a amostra das narinas, nós colocamos a ponta de algodão dentro do tubo e agitamos, girando umas cinco vezes. Empurre o swab contra a parede do tubo, apertando o tubo, segurando com firmeza. E, agora, a gente quebra o swab nessa marcação. Com o swab dentro do tubo, é só fechar com essa tampinha azul. Veja se há bolhas dentro do tubo. Se ainda tiver alguma bolha, é importante aguardar até que todas elas tenham sumido.

Com o tubo na vertical, nós tiramos a tampa branca, que fica na parte inferior do tubo, e colocamos cinco gotas no espaço para amostra no dispositivo do teste. O dispositivo é este aqui, olha. Então, eu abro, retiro o dispositivo daqui, nós tiramos essa tampinha branca, vamos colocar cinco gotas no espaço pra amostra do dispositivo de teste. Cinco gotinhas, olha: uma, duas, três, quatro, cinco.

Agora, é só aguardar 15 minutos. É muito importante não tocar no dispositivo durante esse tempo. Atenção: qualquer teste só será validado se houver uma linha colorida na área de controle C. Se não houver linha colorida nessa área de controle, o teste será considerado inválido. Se aparecer uma linha colorida somente na área de controle, a amostra será considerada não reagente ou negativa. Se aparecer uma linha colorida na área de controle e outra linha, uma linha colorida na área de teste, mesmo que essa linha apareça de forma fraca, a amostra é reagente ou positiva.

Após receber o resultado, coloque o tubo com o swab e o dispositivo de teste dentro da embalagem de descarte, feche bem e jogue no lixo. Depois de fazer a testagem, caso o teste seja positivo pra Covid-19, é importante notificar todas as pessoas que entraram em contato com você nos últimos dias pra que elas também façam o teste. Tente ao máximo manter o isolamento social. E, se você morar com outras pessoas, use máscara, de preferência a PFF2, durante todo o tempo.

Também é importante acompanhar o desenvolvimento dos sintomas. Caso sinta que eles estão piorando, procure atendimento médico imediatamente. A autotestagem é eficaz e confiável, e é necessário que tomemos as providências corretas para os cuidados pessoais e pra notificação nos sistemas de saúde. Cuidem-se e cuidem dos outros. Até a próxima.

Conteúdo com apoio da Abbott Laboratories

Panbio™ COVID-19 Antigen SELF-TEST registrado na ANVISA sob o número: 10071770927

Veja também: Tive contato com uma pessoa com covid-19: devo me testar?

Veja mais

Sair da versão mobile