Como proteger familiares no grupo de risco? | Coronavírus #15

Proteger familiares do coronavírus, principalmente os que fazem parte de grupos mais vulneráveis, é tarefa de todos. Dr. Drauzio dá algumas dicas.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Proteger familiares do coronavírus, principalmente os que fazem parte de grupos mais vulneráveis, é tarefa de todos. Dr. Drauzio dá algumas dicas.

 

 

Como proteger um parente que vive comigo na faixa de risco? Primeiro, dizer pra ele que ele tem que se proteger, que ele não pode ficar circulando por aí e entrando em contato com pessoas que podem estar infectadas.

Segundo, você não pode levar o vírus pra eles. “Ah, mas como é que eu vou fazer se eu tenho que trabalhar, se eu dependo do metrô,
se eu dependo do trem ou do ônibus?” Primeira coisa: quando você chegar em casa você entra, corre pra pia e lava as mãos. Lave direito, do jeito que tem sido ensinado na televisão. Vinte segundos, lavando bem as mãos.

Veja também: Nossas respostas às perguntas mais frequentes sobre o novo coronavírus

Aí você pega álcool ou detergente, esse detergente comum de pia, e vai lavar a maçaneta da porta. Você faz uma boa limpeza na maçaneta da porta. (Veja aqui como limpar e desinfetar objetos e superfícies)

Pronto. Aí você evita chegar perto dessa pessoa. “Ah, mas é minha avó, eu adoro ela, eu chego e ela me abraça, me beija.” Vai ter que parar um pouco. Depois que passar a epidemia, aí você pode fazer a demonstração que quiser de carinho pela sua avó.

Veja mais

Sair da versão mobile