Cuidados básicos para hora do lanche nas escolas | Comentando Comentários

Saiba como orientar as crianças para tomarem os cuidados necessários contra a covid-19 na hora do lanche.

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Saiba como orientar as crianças para tomarem os cuidados necessários contra a covid-19 na hora do lanche.

Nós temos recebido perguntas de mães preocupadas com os filhos agora na volta às aulas.

A Andrea Oliva, por exemplo, pergunta: “Como as crianças devem lanchar na hora do recreio na escola? Quais os cuidados passo a passo? Quero entender se ensinei direitinho aqui em casa”. 

Olha, Andrea, a criança, primeiro, tem que ser orientada a usar a máscara. Segundo, a lavar as mãos com bastante frequência: água e sabão ou álcool gel, se necessário.

Em terceiro lugar, na hora do lanche, o ideal é que o lanche seja servido ao ar livre. Porque a transmissão do vírus ao ar livre é muito mais difícil do que em ambientes fechados.

Agora, se a criança toma refeições, se almoça na escola, então tem que ter um refeitório. Quanto mais distantes elas puderem sentar uma da outra, melhor.

E não esquecer que a máscara tem que ser usada o tempo todo. Evidentemente, ela tem que ser retirada na hora de comer. Acabou de comer, acerta a máscara no nariz novamente. É mais fácil uma criança aceitar máscara do que esses burros velhos que andam por aí desmascarados. 

Veja também: Minha opinião sobre a vacinação de crianças contra a covid | Coronavírus

Veja mais