Por que a descoberta da insulina foi revolucionária | Coluna

No centenário da insulina, dr. Drauzio explica como a descoberta desse hormônio revolucionou o tratamento de pacientes com diabetes.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

100 anos após a descoberta da insulina, dr. Drauzio explica a importância do hormônio para a qualidade de vida de pessoas com diabetes.

 

Até a Idade Média, os médicos provavam a urina dos pacientes para conseguir diagnosticar se eles tinham diabetes. A doença só foi reconhecida no século XIX e, de lá para cá, a ciência evoluiu muito nos métodos para sua detecção e tratamento.

Em 1921, a descoberta da insulina revolucionou esse cenário. O hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, hoje é sintetizado em laboratório e pode ser administrado através de agulhas, canetas, bombinhas e outros.

No centenário de sua descoberta, estima-se que a insulina já tenha ajudado cerca de 463 milhões de pacientes com diabetes.

Veja também: Como funciona a insulina | Animação #09

Veja mais

Sair da versão mobile