Pode beber depois de se vacinar? | Coluna

A principal dúvida dos brasileiros é se pode beber depois de vacinar. Veja o que diz o dr. Drauzio.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A principal dúvida dos brasileiros é se pode beber depois de vacinar. Veja o que diz o dr. Drauzio.

Sabe qual foi a pergunta que mais fizeram pro Google em 2021? Se pode beber depois de tomar a vacina. Não é fácil não, né? O povo pergunta mesmo!

Aqui fica um pouquinho difícil eu dar uma resposta que valha para todos. Primeiro, não há nenhuma incompatibilidade do ponto de vista farmacológico entre o álcool e a vacina. Não há. Agora, se eu digo aqui “não, pode beber depois de tomar a vacina”, o cara toma a vacina, vai pro botequim e enche a cara. É bom isso? Claro que não, não é?

Você não pode dar uma orientação geral sem saber quem é que vai receber essa orientação. Porque o álcool é uma droga que todos nós usamos, não é? A maioria das pessoas, aliás, a imensa maioria usa com controle. Os que têm controle podem beber, porque bebem um pouco e param. Quais são os que não podem beber? Aqueles que quando começam não conseguem parar de jeito nenhum. É o cara que promete pra namorada ou pra mulher que ele vai à festa, mas dessa vez ele não vai beber. E aí ele vai se aguentando, se aguentando, aí passa um copo de cerveja, ele pega, fala: “Ah, só uma cervejinha”. Toma a cervejinha e não para mais. Daí a duas horas ele está em cima de uma cadeira fazendo discurso.

Então, você tem que prestar atenção. Se você consegue beber e parar, estabelecer uma certa quantidade e dizer “não, daqui eu não passo porque vai ser um exagero”, tudo bem! Não há problema com você. Agora, se você, quando começa a beber, não consegue parar de jeito nenhum, aí não dá. Aí você tem que tomar cuidado com essa droga. Aí o álcool pode causar em você uma dependência que vai ter sérias implicações na sua vida.

Veja também: Qual tem sido o papel do álcool na sua vida durante a quarentena?

Veja mais

Sair da versão mobile