A sociedade não pode ser conivente com a violência sexual

Mais um caso de violência sexual, desta vez cometido por um médico anestesista, chocou o país. O dr. Drauzio comenta sobre o crime.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Criminosos que cometem violência sexual não podem mais passar impunes.

Na semana passada, a notícia de um médico anestesista que abusou sexualmente de uma mulher na sala de parto revoltou a população brasileira. O homem foi preso em flagrante pouco depois. Mas o caso está longe de ser isolado: em seus anos de experiência nos presídios femininos, o dr. Drauzio já ouviu inúmeras histórias de abuso sexual cometidas por familiares e pessoas de confiança.

É preciso acabar com esse tipo de crime. Veja o que diz o dr. Drauzio.

O caso desse médico que estuprava as pacientes anestesiadas provocou um horror geral, especialmente nas mulheres. Não fosse a documentação do caso com o vídeo, que foi feito por mulheres que desconfiaram das atitudes dele, ele continuaria tranquilamente nessa posição, no hospital, e continuaria estuprando as pacientes.

Agora ele me provocou um horror especial porque esse criminoso tem um diploma de médico, tá abusando do acesso que ele tem ao outros, às mulheres que estão ali dando à luz. Ele tinha mesmo que ser preso e julgado porque isso é um crime grave.

Eu tenho uma bronca muito especial por esse tipo de crime. Eu tenho um convívio longo com criminosos das mais variadas procedências, né, por causa do trabalho nas cadeias. Na penitenciária feminina, onde eu fiquei 16 anos, eu cansei de ver presas que diziam: “Ah, eu fui estuprada”. Foi estuprada quando tinha cinco, seis anos e, às vezes, menos até. Estupradas dentro de casa pelo marido da mãe, pelo avô, pelo pai, pelo vizinho, pessoas que gozam da intimidade da família e que tiveram acesso ali.

Agora, você imagina, eu, como homem, penso: imagina você ter atração sexual por uma criança de seis, sete anos de idade. Isso é um horror. O estupro tem de ser banido da sociedade brasileira. A sociedade ainda protege muito os homens. Ainda fica: “Não, mas precisa ver direito.” Não tem o que ver direito. Um homem que é capaz de uma coisa dessa. Sei lá “ah, é um doente”. Não, é um criminoso. Não interessa se é doente, se é saudável, ele tá praticando um crime horrendo, ele tá praticando um crime que tem que ser punido com rigor.

E nós todos, como sociedade, fingimos que isso não existe. Que esse exemplo sirva pra nós sermos mais rigorosos na punição desses estupradores, que eles não se sintam protegidos, que eles não se sintam com poder de subjugar uma criança ou qualquer mulher.

Veja também: Vítimas de violência sexual devem procurar serviços de saúde mesmo muito tempo após o ocorrido

Veja mais

Sair da versão mobile