Como é o trabalho de um cuidador profissional | Cabine do paciente

O cuidador profissional oferece técnicas e conhecimentos que promovem a qualidade de vida do idoso de uma forma mais capacitada. Assista!

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

O cuidador profissional é o elo entre a família, o idoso e a responsabilidade de zelar pelo outro. Conheça o dia a dia de quem oferece esse serviço.

Lucas Roque é enfermeiro, cuidador de idosos e formador de profissionais na área. Filho de dois técnicos de enfermagem, ele sempre teve interesse pelo cuidado e, vendo a demanda dentro da terceira idade, resolveu não só se especializar na faixa etária, mas também ensinar outras pessoas. Para Lucas, a profissionalização desse tipo de assistência é uma forma de tomar medidas mais assertivas frente às necessidades dos idosos.

O cuidador lembra que todo o trabalho é feito com a ajuda da família, a protagonista no acolhimento, já que a aceitação dos mais velhos sobre a sua perda de autonomia pode ser difícil e demorada. Juntos, os familiares e os cuidadores naturalizam esse processo através de estratégias que aumentem a individualidade e o bem-estar do idoso. Veja o relato.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Saúde Sem Tabu #13 | Virei cuidador, e agora?

Veja mais

Sair da versão mobile