Vacina da dengue: quem pode tomar e onde encontrar

Saiba como funciona a vacina da dengue e quem pode tomar, além de onde encontrar o imunizante, quais os seus efeitos colaterais e muito mais.

O imunizante protege principalmente contra a dengue hemorrágica, versão mais grave da doença.

Compartilhar

Publicado em: 15 de junho de 2022

Revisado em: 30 de janeiro de 2024

O imunizante protege principalmente contra a dengue hemorrágica, versão mais grave da doença.

 

Desde 2015, está disponível no Brasil a vacina que protege contra os quatro tipos de dengue. A Dengvaxia, nome comercial, é uma vacina atenuada, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue, obtidos separadamente por tecnologia de DNA recombinante. Sua aplicação é feita em três doses, de forma subcutânea.*

Veja também: Evolução do quadro da dengue

 

Quem pode tomar 

A vacina contra a dengue disponível no Brasil atualmente só é recomendada para quem já sofreu exposição ao vírus, tendo manifestado sintomas da doença ou não. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), podem tomar a vacina crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. 

Mas há contraindicações: pessoas imunodeprimidas, com alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina, gestantes e mulheres amamentando, e pessoas que não tiveram contato com o vírus da dengue não devem tomar a vacina. 

Pessoas com HIV devem passar por uma avaliação médica antes de tomar a vacina, para entender se o imunizante é seguro para o sistema imunológico do paciente. 

 

Onde encontrar a vacina

Essa vacina só é encontrada na rede privada. A dose pode ser comprada por preços que variam de R$ 200 a R$ 300 – lembrando que são necessárias três doses para completar a imunização.

 

Efeitos adversos

Como toda vacina, o imunizante contra a dengue pode provocar alguns efeitos adversos. Os efeitos mais comuns são dor de cabeça, mal-estar e dor muscular, fraqueza e vermelhidão na pele. Dor, inchaço e coceira no local da aplicação também são frequentes. 

Esses efeitos podem aparecer até três dias depois. A única reação adversa que foge à regra é a febre, que costuma surgir dentro de 14 dias após a aplicação da vacina.

Há ainda a recomendação de que mulheres em idade fértil evitem engravidar pelas quatro semanas seguintes à vacinação.

 

Nova vacina

O Instituto Butantan, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), vem desenvolvendo uma vacina contra a doença há mais de 10 anos. Atualmente, estão sendo realizados estudos de fase 3, e a expectativa é de que sejam concluídos em 2024.

De acordo com um estudo publicado em março de 2022 na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics, a vacina induziu a geração de anticorpos em 100% dos voluntários que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus.

 

FONTES

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-dengue

https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-tem-imunogenicidade-superior-a-90-mostra-ensaio-clinico–butantan-deve-finalizar-fase-3-ate-2024 

 

*Atualização em 30/1/24: Outra vacina contra a dengue, a Qdenga, foi aprovada pela Anvisa e passará a ser ofertada gratuitamente para crianças e adolescentes de 10 a 14, moradores de áreas endêmicas, em campanha de vacinação prevista para fevereiro de 2024. A vacina também está disponível na rede privada de saúde para pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de terem tido a doença ou não.

Veja mais

Sair da versão mobile