DrauzioCast #022 | Tosse

Dr. Drauzio dá uma dica de xarope caseiro para tosse. Mas atenção: se o sintoma persistir por mais de 10 dias, é preciso investigar as causas.

thumb drauziocast tosse

Compartilhar

Publicado em: 11 de setembro de 2018

Revisado em: 16 de março de 2021

Dr. Drauzio dá uma dica de xarope caseiro para tosse. Mas atenção: se o sintoma persistir por mais de 10 dias, é preciso investigar as causas.

 

 

 

Tosse é um mecanismo de defesa do organismo. Provocada por diferentes causas — algumas delas sem relação direta com o pulmão, como o refluxo gastroesofágico e a sinusite —, a tosse exige diagnóstico e tratamentos específicos.

Inibir as crises com xaropes nem sempre é a melhor conduta. O melhor remédio para tosse é beber muita água. Quanto mais hidratado você estiver, mais fácil [será] eliminar o muco e mais eficiente vai ser o mecanismo da tosse. Em segundo lugar vêm os xaropes broncodilatadores, porque eles aumentam o calibre das vias aéreas e facilitam a eliminação do muco.

Em geral, não se deve tomar xarope para bloquear a tosse; a tosse é uma defesa do organismo, e é lógico que não faz sentido bloquear essa defesa. Os xaropes caseiros e os chás são sempre bem-vindos, porque vão atuar principalmente na hidratação.

Veja também: Tosse crônica | Entrevista

A receita mais popular de xarope caseiro leva duas colheres de sopa de açúcar, meio copo de água e metade de um limão espremido. Derreta o açúcar no fogo até ficar caramelado e acrescente o suco de limão — o limão vai ajudar na expectoração e na hidratação. Este xarope não deve ser usado por pessoas diabéticas; [mas] ele pode ser usado o dia inteiro pelos outros [que não têm diabetes], conforme a intensidade da tosse.

Mas, lembre-se: é importantíssimo identificar a causa de qualquer tosse que dure mais de dez ou quinze dias. Em geral, as pessoas acham que estão tossindo por causa de resfriado ou gripe. Nem sempre é verdade. Tosse por tempo prolongado exige consulta médica para diagnóstico.

Veja mais

Sair da versão mobile