Podcasts

Outras Histórias #21 | Desencontros Sexuais



Desentendimentos entre mulheres e homens começam no instante em que o espermatozóide penetra o óvulo. Vem com a gente nesse episódio para entender o porquê.

 

Dependendo da combinação de cromossomos, XX ou XY, somos bombardeados por diferentes hormônios, os quais mudam nossas características físicas, o funcionamento do organismo e até a estrutura dos neurônios.

Para as mulheres, o estrogênio e a progesterona têm como principal função, respectivamente, prepará-las para o sexo e garantir a integridade de uma possível gravidez. A cada ciclo menstrual, eles afetam de forma variada e complexa o comportamento feminino. Por outro lado, no caso dos homens, o processo é mais simples: a testosterona, que pouco sofre alterações, estimula o espírito de competição e a agressividade.

Neste episódio do Outras Histórias, o dr. Drauzio explica o que tudo isso tem a ver com as ideias de que “mulheres são impossíveis de entender” ou de que “homens são todos iguais”.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Entenda as fases do ciclo menstrual

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.