Podcasts

Outras Histórias #39 | Dependência química



Drogas que causam dependência química condicionam o usuário a associar a substância ao prazer, estimulando comportamentos cada vez mais compulsivos.

 

 

 

A dopamina é o neurotransmissor responsável pelo prazer. Quando uma pessoa usa drogas, a substância estimula a produção de dopamina, o que leva a um círculo vicioso de procura por mais drogas e mais prazer. É esse mecanismo de recompensa no cérebro que causa a dependência química.

Com a repetição da experiência, os neurônios que liberam a dopamina passam a reconhecer os estímulos que antecedem o uso da droga, criando gatilhos para que o usuário volte a consumir. Com o tempo, os neurônios ficam cada vez mais insensíveis à substância, exigindo doses cada vez maiores – daí o risco de overdose.

Mas largar a adição também não é fácil: a busca da droga é uma constante para fugir da apatia que se instala quando o efeito passa. Ouça este episódio do Outras Histórias e entenda como a dependência química age no cérebro de uma pessoa.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Dicas para ajudar quem quer parar de fumar

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.