DrauzioCast #139 | Coronavírus: Luto e despedida em meio à pandemia

Dr. Drauzio Varella fala sobre as dificuldades de se viver o luto neste período de isolamento social e a importância do apoio das pessoas próximas.

Perder algum amigo ou familiar em situações normais já seria difícil. Mas como encarar as dificuldades de vivenciar o luto em meio à pandemia? Ouça este episódio do DrauzioCast.

Compartilhar

Publicado em: 4 de novembro de 2020

Revisado em: 9 de setembro de 2021

Dr. Drauzio Varella fala sobre as dificuldades de se viver o luto neste período de isolamento social e a importância das pessoas próximas.

 

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade muito cruel pras famílias das vítimas: enfrentar o luto sem os rituais tradicionais pelos quais as pessoas estão acostumadas a passar. Velar e enterrar seu ente querido, pra muita gente é uma forma importante de despedida. E agora, com a pandemia, muita gente não pode se despedir da forma que gostaria. Isso é muito duro.

Cada pessoa tem uma maneira diferente de vivenciar o luto. Tem o seu tempo de processar a informação, organizar os sentimentos, e isso é normal. Mas diante desse cenário de pandemia, com uma convivência mais restrita, as pessoas não conseguem se encontrar, se abraçar, se consolar com amigos e familiares. Isso dificulta de certa maneira o processo de enlutamento.

Infelizmente, a única forma segura que temos para nos comunicar agora é assim, pela internet, por meio de vídeos, ligações e mensagens. Então, é importante que haja um acolhimento dentro das possibilidades que temos hoje. Se você tem um amigo que perdeu alguém, ligue para ele, converse, escute o que ele tem a dizer, às vezes se distrair um pouco já ajuda muito.

Para quem está vivendo o luto, é comum que a rotina seja alterada e as coisas fiquem bagunçadas. Mas não se cobre tanto. Dê tempo ao tempo e busque fazer coisas que te fazem bem nesse momento tão difícil.

Veja também: Quando o luto se transforma em doença

Veja mais

Sair da versão mobile