Podcasts

DrauzioCast #138 | Coronavírus: Água sanitária é indicada para higienizar máscaras?

Dr. Drauzio ensina como lavar corretamente a máscara e se proteger do novo coronavírus.

Dr. Drauzio Varella dá dicas de como lavar a máscara de forma efetiva, higienizando corretamente contra o novo coronavírus. Ouça o episódio.

 

 

 

Sabe como eu higienizo a minha máscara? Eu tiro, lavo com água e sabão bem lavado, deixo secar, não torço, que é pra não esgarçar o tecido. Depois que estiver bem sequinha, aí eu passo a ferro, pego um ferro bem quente, passo e pronto. Começo a usar.

Tem gente que diz: “Ah, mas eu quero usar água sanitária”. Então, é assim: pega 25 ml, põe em 1 litro de água e deixa durante 30 minutos. Depois enxágua, tira bem, não torce, deixa secar. Aí pode colocar num plástico pra no dia seguinte você pegar a máscara.

Se quiser, ainda, passa a ferro a máscara, também. E pronto. Pode sair, com cuidado, e mesmo assim, evitar se aproximar muito das outras pessoas. Proteja-se do coronavírus.

Veja também: Como diminuir o risco de contaminação por coronavírus no transporte público?

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais